Cidadeverde.com

Caderno Jurídico: Gabriel Furtado estreia novo blog no Cidadeverde.com

Imprimir


Advogado Gabriel Furtado (foto: arquivo pessoal)

O Cidadeverde.com está com blog novo: o Caderno Jurídico. O espaço é assinado pelo advogado, doutor e mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Gabriel Furtado.  

A coluna será publicada sempre às terças-feiras e terá por objetivo discutir, teoricamente, o Direito, com atenção às suas repercussões práticas.

Gabriel Furtado também é professor de Direito Civil na Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde exerce a chefia do departamento de Ciências Jurídicas. 

Em sua estreia, o advogado escreveu sobre a “Busca da segurança jurídica perdida”. Na postagem, ele ressaltou “que ainda somos uma democracia consideravelmente jovem e em processo de amadurecimento”, e “que todos os nossos problemas jurídicos não serão resolvidos por decreto e imediatamente”. 

“A democracia tem seus caminhos, nem sempre lineares, mas que devem ser respeitados a fim de que as atualizações no ordenamento jurídico – afeitas aos atuais problemas sociais – sejam implementadas solidamente. Alterações bruscas, não dialogadas, e por vezes violentas (pela ação ou pelo discurso), tendem a ter vida breve, pois causam tensionamentos entre os diversos agrupamentos sociais, que sempre divergirão sobre determinadas questões”.

“Divergências sempre existirão, mas estamos todos fadados a conviver neste incrivelmente belo e fértil país – o nosso Brasil”.

Biografia 

Gabriel Rocha Furtado é Doutor e Mestre em Direito Civil pela UERJ. É Advogado e Professor de Direito Civil na UFPI, onde exerce a Chefia do Departamento de Ciências Jurídicas, e Conselheiro Seccional da OAB-PI. Pesquisador visitante no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht, Hamburgo-Alemanha. Tem experiência com ênfase em Direito Privado, nos temas: Teoria Geral do Direito Civil, Obrigações, Contratos, Responsabilidade Civil, Direitos Reais e do Agronegócio.

"O objetivo do blog é o de discutir temas juridicamente relevantes, aliando a minha experiência como advogado e como acadêmico do Direito. Trataremos de temas de direito público e privado que estejam em voga, tentando dar aos leitores em geral o acesso a uma posição técnica, com linguagem acessível", disse o advogado.

Acesse o site aqui

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais