Cidadeverde.com

Prorrogada votação de prêmio nacional; Teresina é finalista

Imprimir

A Confederação Nacional de Municípios(CNM) prorrogou a votação online do Prêmio Nacional MuniCiência 2018, que identifica, reconhece e reaplica práticas inovadoras em gestão municipal. A votação popular segue agora até o dia 10 de maio pelo site http://www.municiencia.cnm.org.br/principal/votacao.  Teresina é finalista do prêmio, tendo sido a primeira cidade a usar aplicativo digital para população participar de revisão do Plano Diretor e do Plano Plurianual. 

Com o Processo Participativo Digital na Revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial de Teresina (PDOT) e do Plano Plurianual (PPA), a capital piauiense ficou entre as 15 finalistas em meio a 252 cidades brasileiras que inscreveram suas práticas inovadoras para a premiação. 

Em parceria com o aplicativo Colab, o processo finalista de Teresina criou uma metodologia de participação da sociedade na gestão pública por meio digital. O objetivo foi aproximar cidadãos e governo e promover mais transparência e responsabilização no planejamento, reconhecendo o papel das tecnologias e redes sociais na construção de políticas públicas e fortalecimento da governança. Buscou-se também levar conhecimentos técnicos de urbanismo e gestão aos participantes, traduzindo conceitos complexos para linguagem popular, aproximando assim o discurso técnico e o social. 

Caso Teresina ganhe o prêmio, a cidade participará de um guia para todo o país, além do reconhecimento nacional e internacional e mais investimentos para o município. “A prática que ganhar o prêmio vai participar de um guia de reaplicação de boas práticas de inovação na gestão municipal que vai ser distribuído para todos os municípios brasileiros. Além disso, um prêmio como esse traz mais interesses nacionais e internacionais de investimentos em cidades que tenham essas práticas inovadoras, como é o caso de Teresina”, explicou secretária executiva de Planejamento Urbano, Jhamille Almeida.

O processo finalista foi uma criação da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação(Semplan), por meio de sua Secretaria Executiva de Planejamento Urbano, da Secretaria Executiva de Orçamento e Controle de Gestão e da Agenda Teresina 2030. 

“Ser finalista desse prêmio é um reflexo de que Teresina tem ouvido e dado voz à população, compartilhando dados e informações mais facilitados com os cidadãos. E o município vai continuar com os investimentos em canais de comunicação diretos com a população para construir juntos a cidade do futuro”, concluiu a coordenadora do Agenda 2030 em Teresina, Flávia Maia.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais