Cidadeverde.com

Secretário nacional da Juventude lançará programa de empreendedorismo em Teresina

Imprimir


Secretário nacional da Juventude, Francisco de Assis Costa Filho (créditos: Agência Brasil)

O secretário nacional da Juventude, Francisco de Assis Costa Filho, estará em Teresina (PI) para lançar, na próxima segunda-feira (30), no Lagoas do Norte, o programa Inova Jovem.

A iniciativa, comandada pela Secretaria Nacional da Juventude em todo país, tem como principal objetivo levar a cultura empreendedora para a população jovem de regiões mais pobres das grandes cidades, possibilitando que eles tenham capacidade de gerenciar o próprio negócio. O lançamento contará com a presença do prefeito Firmino Filho.

 “O Inova Jovem é um programa criado pela Secretaria Nacional da Juventude, que escolheu 80 cidades do país e Teresina foi a única do estado do Piauí a ser selecionada. A Semjuv escolheu desenvolver o Inova Jovem na área do Lagoas do Norte porque lá já existe uma ação da Prefeitura, que é o Vila Bairro Segurança, visando combater a violência e os índices de vulnerabilidade social. O programa consiste na criação de uma turma de 25 jovens que tenham ideias empreendedoras. Eles receberão suporte para montarem suas pequenas empresas de maneira correta e, após o curso, eles serão acompanhados pela Semjuv num prazo de 90 dias para que possam encarar a forte concorrência do mercado. As inscrições vão até o dia 04 de junho e o início das aulas será em 11 de junho”, afirma Zé Filho.

O programa Inova Jovem oferta curso de 30 horas em que o aluno aprende a elaborar um plano de negócios, logomarca da empresa e capacitação para tocar o empreendimento. Depois do curso, por um período de três meses, os jovens são acompanhados por consultores e poderão tirar dúvidas por telefone. Entre os principais objetivos do projeto estão promover a emancipação financeira dos jovens e suas famílias, gerar renda, reduzir a condição de vulnerabilidade, disseminar a cultura do empreendedorismo nas comunidades e contribuir para o desenvolvimento da economia local.
 
Através da cultura empreendedora muitos jovens de baixa renda vêm conseguindo se firmar no mercado. Eles estudam o cenário econômico local e identificam que tipo de negócio, serviço ou produto pode ser explorado em sua região. A capacitação promovida pelo Inova Jovem permite ao jovem ter contato com todas as ferramentas que ele precisa para desenvolver sua ideia, fazer com que ela seja conhecida dentro de sua comunidade e para tocar o negócio. A iniciativa tem promovido a geração de trabalho e muitos deles têm conseguido manter suas famílias com a renda que conseguem mensalmente.
 
A Secretaria Municipal da Juventude acredita que o Inova Jovem é um programa que vem como uma alternativa para a juventude de Teresina. "Nós que estamos nas comunidades mais vulneráveis, através dos serviços que oferecemos nos CEUs (Centros de Arte e Esporte Unificados de Teresina), tanto na região norte como na região sul, sabemos que nossos jovens têm iniciativa, têm ideias e têm vontade de crescer profissionalmente. Então, esse programa vem para contribuir, para dar o suporte de que eles precisam para desenvolverem suas ideias e, assim, obterem uma renda, uma profissão", afirma o secretário Zé Filho.


Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais