Cidadeverde.com

Após 22 anos, Iniesta confirma saída do Barcelona ao fim da temporada

Imprimir

Foto: Pau Barrena/AFP

Como era especulado, Andrés Iniesta anunciou nesta sexta-feira que deixará o Barcelona após o fim da temporada. Muito emocionado, o meia, de 33 anos, fez um pronunciamento confirmando a decisão.

- Essa coletiva é para tornar pública a decisão de que esta temporada é a última aqui. Foi uma decisão muito meditada, muito pensada em nível interno, comigo mesmo, em nível familiar - declarou Iniesta, que estava ao lado de familiares, jogadores e dirigentes.

Em outubro do ano passado, Iniesta assinou um contrato vitalício com o Barcelona, que acabou não durando mais de uma temporada. O jogador, após 22 anos no clube, entendeu que já não poderia "dar o melhor" futebol à equipe e aos torcedores, e afirmou que gostaria de encerrar a carreira no Camp Nou.

- É muito complicado. Mas entendo que pela lei da vida, o que vem adiante será cada vez mais complicado e mais difícil. Portanto, não me permitiria viver uma situação incômoda no clube que me deu tudo. Acho que não mereço, e o clube tampouco.

O pronunciamento veio após Iniesta treinar com os compannheiros, em preparação para a partida contra o Deportivo La Coruña, no domingo, às 15h45 (de Brasília). Em caso de vitória, os catalães conquistam antecipadamente o título do Campeonato Espanhol.

Iniesta foi revelado pelo Barcelona e começou sua carreira profissional no clube em 2002 e, até o momento, só defendeu a equipe blaugrana na carreira. São 649 jogos e 57 gols marcados.

No total, são 31 títulos conquistados: Liga dos Campeões (4), Mundial de Clubes (3), Campeonato Espanhol (8), Copa do Rei (6), Supercopa da Europa (3) e Supercopa da Espanha (7). 

O destino de Andrés Iniesta deve ser o futebol chinês. O favorito para ficar com o meia espanhol é o Chongqing Lifan, mas o Tianjin Quanjian também está na briga pelo jogador.

VEJA O PRONUNCIAMENTO COMPLETO DE INIESTA

"Essa coletiva é para tornar pública a decisão de que esta temporada é a última aqui. Foi uma decisão muito meditada, muito pensada em nível interno, comigo mesmo, em nível familiar. Entendo que depois de 22 anos aqui sei o que significa ser jogador deste time. Para mim, o melhor time do mundo.

Sei o que significa a exigência de jogar aqui, em todos os sentidos. Sei o que significa a responsabilidade de ser capitão deste clube. Portanto, sendo honesto comigo mesmo e com o clube que me deu tudo, entendo que minha etapa acaba neste ano. Pelo simples fato de entender que este clube, que me acolheu com 12 anos, merece o melhor de mim, como foi até agora. E entendo que no futuro mais próximo eu não poderia dar o melhor de mim em todos os sentidos. Tanto a nível físico como mental.

Imaginava acabar minha carreira aqui, me sentindo útil, importante, titular, com as sensações positivas que tive durante todos esses anos. É um dia muito difícil para mim, pois levo minha vida toda aqui. É muito complicado. Mas entendo que pela lei da vida, o que vem adiante será cada vez mais complicado e mais difícil. Portanto, não me permitiria viver uma situação incômoda no clube que me deu tudo. Acho que não mereço, e o clube tampouco.

Queria tornar a decisão pública. E antes de acabar, que haja os atos de homenagem e o que tiver de ser. E antes de acabar gostaria de agradecer ao clube, a La Masia, porque o que sou como jogador e pessoa em grande parte foi por eles. A meus companheiros e todas as pessoas... (Interrompe) Complicado. A todos os que estão no dia a dia, nestes anos, em todas as temporadas. Também a todos os torcedores que mostraram seu carinho no campo de futebol.

A meus pais, minha irmã. Há 22 anos, viemos em um carro, e hoje estão aqui comigo. E 22 anos depois, estou aqui com a pessoa mais maravilhosa que encontrei na minha vida e que me faz feliz a cada dia, a minha esposa, que me deu estes três tesouros que temos. E para acabar, à torcida, a todos os culés, que me viram crescer, que me viram dar todos os passos que dei e me acompanhou nas boas e más. Esse carinho vou sempre levar no meu coração e nada mais.

Muito obrigado a todos, pois entendo que um pouco de cada um me faz melhor esportivamente e pessoalmente."

Fonte: Lance!

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais