Cidadeverde.com

Apresentações e exposições marcam o Dia da Cultura

Imprimir

A Praça do Fripisa, no Centro da Cidade, será palco de várias manifestações culturais nesta quarta-feira, data em que se comemora o Dia da Cultura. Um verdadeiro festival de arte com grupos de dança, música e muito folclore foi preparado pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves e movimenta o local desde às 8h.

A programação começou com uma tocata especial da Banda Sinfônica 16 de Agosto, que apresentou ao grande público um repertório diferenciado. O Balé da Cidade de Teresina se apresenta na praça mostrando porque é a mais conceituada companhia de dança contemporânea da cidade. Logo depois, entram em cena as crianças do Grupo de Dança Infantil da E. M. Dílson Fernandes e o Grupo de Dança do Ciarte Matadouro com a coreografia “Dentes de Leite”.

Outras atrações do Teatro do Boi/Ciarte Matadouro resgatam folclore e cultura popular através do Boi Mirim Estrela do Matadouro, Grupo de Percussão Chakundun e Grupo de Capoeira Ginga Piauí. A Escola de Danças Folclóricas também estará presente com as coreografias “Cavalo Piancó” e “Coco”. Um grupo do Curso de Formação de Atores da FCMC, que funciona no Teatro do Boi, irá apresentar performance, resultado do trabalho desenvolvido no curso. A Épica Cia. de Criação também apresentará performance artística.

Haverá ainda exposição de peças produzidas pelos alunos da oficina de Artes Plásticas do Teatro do Boi, ministrada pelos artistas Socorro Caldas, Wilson Costa e Alberto Chaves, e do Teatro João Paulo II, ministrada por Gabriel Arcanjo. A exposição Velha/Nova Teresina também estará na Praça do Fripisa.

O grande destaque vai ficar por conta das crianças que integram o Projeto de Musicalização Infantil da PMT/FCMC. São cerca de 50 crianças de 2 a 5 anos, de quatro creches da cidade que irão apresentar o resultado desse projeto que é pioneiro em todo o país no ensino público. O projeto foi implantado em 2007 e atualmente funciona nas Creches Comunitárias Irmã Dulce, Emerson de Jesus, Santa Maria das Vassouras e Gilberto R. da Silva.
 
O objetivo é oferecer aulas de música gratuitamente, desenvolvendo a sensibilidade, criatividade, senso rítmico, memória, concentração, auto-disciplina, além de despertar ou desenvolver o gosto musical.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: