Cidadeverde.com

Identidade piauiense é destaque em dvd

Imprimir
A música, as cores, o sapateado, a dança e as letras simples refletem muitas das manifestações folclóricas do Piauí e foram as peças chaves estudadas pelo professor de música e pesquisador de folclore Agenor Abreu, que está lançando o DVD Piauiensidades, com os grupos Forró de Candeeiro e Dandiê Dança.
 
A obra, realizada através da Lei A.Tito Filho, com o patrocínio da Faculdade Santo Agostinho e Finivest, será lançada em solenidade nesta quarta-feira, dia 05, às 19h30, na Casa da Cultura, com participação do Mestre Anjo de Abreu e Bejinha.

De acordo com Agenor, o DVD é o resultado de uma vasta pesquisa, iniciada em 1987, envolvendo música e dança. Através de coleta de informações junto a moradores mais idosos das regiões de Cruzes e circunvizinhanças, nos municípios de Teresina e Curralinhos, o pesquisador conseguiu resgatar as músicas e coreografias de antigos grupos, reproduzidas hoje com fidelidade mostrando a singularidade e beleza das manifestações: Baião Sapateado, Pisa na Fulô, Reisado, Bumba Meu Boi, Divino e Roda de São Benedito.

As manifestações foram reproduzidas e apresentadas pela Banda Forró de Candeerio e o Dandiê Dança, grupos formados por jovens e adolescentes dos bairros Água Mineral, Risoleta Neves e Real Copagre, na zona Norte de Teresina. De acordo com Abreu, os instrumentos mais utilizados eram sanfona, rabeca, viola, tambor e pandeiro, mas dependendo da dança, são instrumentos diferentes. No Baião, usavam a sanfona e a rabeca, no Pisa na Fulo era só cantoria, sem instrumentos. Na Roda de São Gonçalo o destaque era a rabeca, pois, de acordo com os mais antigos, São Gonçalo tocava esse instrumento.

Para Agenor, o objetivo da pesquisa é reforçar a cultura piauiense. “Com este DVD, pretendemos divulgar mais nossas manifestações folclóricas e contribuir na definição de uma identidade cultural do Piauí. E também outros grupos participem dessa corrente em defesa da cultura popular do Piauí”, afirma.

O projeto, certamente uma das tentativas mais ousadas de resgate da identidade cultural piauiense, iniciou 1987 com apoio do professor Noé Mendes e o resultado foi transformado em CD e livreto intitulado Candeeiro no Folclore, produzidos pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, lançados em 2006. Agora, com o apoio da Lei A.Tito Filho, com o patrocínio da Faculdade Santo Agostinho e Finivest, se transformou em DVD.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: