Cidadeverde.com

Corpo de Bombeiros alerta para vistoria em prédios antigos

Imprimir

O incêndio seguido de desabamento de um prédio com 24 andares em São Paulo (SP) chocou o Brasil ontem (01). O caso gerou um alerta para prédios de estrutura antiga em todo o país. No Piauí, o Corpo de Bombeiros falou sobre os riscos dessas construções e da necessidade de vistoria pelo menos uma vez por ano, até mesmo para liberar o licenciamento do espaço, para evitar tragédias.  

Em entrevista a TV Cidade Verde, nesta quarta-feira (02), o major Carvalho Leal declarou que o “Corpo de Bombeiros é o órgão responsável para dar parecer com relação a segurança contra incêndio e pânico”. Há casos em que os imóveis estão abandonados e, por isso, dificulta essa fiscalização pela corporação.

O major lembrou que o Centro de Teresina possui um prédio já conhecido pela população, o antigo INSS, que é considerado um dos mais antigos da área, e “possui alguns riscos no que tange a saída de emergência” na parte superior, e que estava sendo ocupado há alguns meses. O prédio foi já foi vistoriado e teve a parte superior interditada, passando a funcionar somente o pavimento térreo. Atualmente, o major não relatou se ele já está totalmente interditado.

Carvalho Leal ressaltou que a vistoria em imóveis pode ser solicitada pelo órgão responsável do espaço.  A vistoria também poderá ser realizada a partir de denuncias ao Corpo de Bombeiros.

“Qualquer pessoa pode realizar denuncias no que está relacionado ao nosso trabalho, que prontamente o nosso setor de engenharia estará pronto para emitir parecer”, reforçou o major.

Sobre o rápido alastramento do fogo no prédio em São Paulo, o major citou que o prédio abandonado não tinha compartimentações, era pavimentos todos abertos que no decorrer da ocupação colocaram materiais altamente combustíveis, como madeirite, roupas, gás e papelão. 


Incêndio atinge prédio na região central de São Paulo (Foto: Victor Hinckel/Arquivo Pessoal)

 

Confira a matéria completa no vídeo acima e no Aplicativo CVPlay

 


Carlienne Carpaso
Com informações do Notícia da Manhã
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais