Cidadeverde.com

Homicídio em Teresina reduziu em 30% no mês de abril, garante Polícia Militar

Imprimir

O número de homicídios de Teresina teve uma redução de 30% neste mês de Abril. Os dados são da Polícia Militar do Piauí e são analisados como positivos, apesar das estatísticas ainda apresentarem um número elevado de casos.

Abril deste ano foi fechado com 18 homicídios. Em abril de 2017 este número foi de 26, o que demonstra uma redução de aproximadamente 30%. Segundo o comando da PM, esta é uma redução que vem acontecendo mês a mês.

Para o subcomandante da PM, coronel Alberto Meneses, este é o resultado da efetividade das operações realizadas na cidade. "São vários fatores, desde as operações da Polícia Militar, com a parte das investigações da Polícia Civil, que visam tirar de circulação todas as pessoas que cometem delitos e poderiam cometer novamente", explica. 

Hoje a Polícia Militar realiza reuniões de 15 em 15 dias e nestas reuniões são avaliados os números, os casos, os locais e as ações são planejadas com base nestes dados. "É diante deste contexto que planejamos as ações para os próximos 15 dias, por isso acredito que temos resultados efetivos", confirmou o subcomandante.

Para o delegado Francisco Baretta, titular do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a elucidação dos crimes tem sido fator determinante para que estes não ocorram.

 "A implantação do nosso Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa nos deu uma maior abrangência no Estado e isso tem de resultado positivo a elucidação dos crimes contra a vida, os crimes de homicídios e de latrocínio também. Nós estamos focando também na maior rapidez e celeridade dos casos, mas também com efetividade para que estes crimes sejam elucidados no menor espaço de tempo e ai fica a resposta. O indivíduo diz, eu vou praticar um crime de homicídio, mas ele pode ter a certeza que ele vai ser identificado, vai ser investigado e vai ser preso", disse. 

O contexto desses números é revelado ainda pela Polícia Civil que se dá em sua maioria em ambiente de vulnerabilidade social. São crimes cometidos em sua maioria por indivíduos que já tem envolvimento com o mundo do crime. 

"Cerca de 90% dos casos, os criminosos já tem passagem pela polícia ou justiça. Hoje está muito fácil se conseguir uma arma e cremos que este fato tem feito os casos acontecerem", finalizou delegado Baretta.


Érica Paz Pereira (especial para Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais