Cidadeverde.com

Orçamento 2009 terá 55% a mais para investimento em infra-estrutura

Imprimir
“O grande destaque do Orçamento 2009 é o aumento em mais de 55% no volume de investimentos em relação a 2008”, é o que afirma o secretário de Planejamento, Sérgio Miranda que, na manhã de hoje (5) participa de audiência pública na Assembléia Legislativa para discutir esses números. A prioridade será dada, segundo ele, para a área social, segurança e justiça e desenvolvimento econômico.
 
Quanto ao setor de infra-estrutura, Sérgio Miranda explicou que a crise financeira mundial ainda não afeta a economia real, mas que no Piauí, a Lei de Diretrizes Orçamentárias garante o contingenciamento de receitas, caso haja necessidade. O secretário reconheceu as deficiências, mas garantiu que o governo está atento, sobretudo para garantir a instalação de novas empresas.
 
“O aumento nos investimentos tem a ver com a determinação de manter o ritmo de desenvolvimento. O Piauí ainda é um dos poucos Estados que não tem porto, ainda tem deficiência no transporte ferroviário, ainda não tem porto seco, não temos hidrovia e essas deficiências devem ser contornadas pelos governos estadual e federal. As obras do governo do Estado vão se concentrar nas rodovias e na área de oferta hídrica com a conclusão de algumas adutoras, barragens e a parte de infra-estrutura urbana que dê suporte para que empresas possam se instalar no Estado”, afirmando que a receita prevista é de R$ 4,3 bilhões, 16% a mais que o Orçamento 2008.
 
O líder do governo na Assembléia, deputado João de Deus (PT) afirmou que o Piauí tem chamado a atenção de grandes investidores por ser um mercado em expansão, o que justifica a necessidade dos investimentos em infra-estrutura. Segundo ele, a meta é ter até 2010 todos os municípios interligados por estradas asfaltadas, além de garantir água de boa qualidade.
 
“Não se pode imaginar conseguir manter uma população em sua região sem que possa levar para ela melhoria de condições de vida. Esse também é o ponto de partida para atrair indústrias e empresas. Precisamos também garantir fornecimento de energia elétrica na zona rural e melhorar a existente na zona urbana. O turismo o Piauí, por exemplo, ainda é pouco explorado, mas existem muitos investimentos nesse sentido e por isso acredito que estamos no caminho certo” declarou.
 
Quanto a repartir o bolo orçamentário com os demais poderes, o que geralmente causa reclamações, Sérgio Miranda confirmou que o aumento médio é de 15% em relação ao Orçamento 2008. O secretário informou ainda que, em caso de descontentamento, caberá à Assembléia Legislativa fazer a adequação.
 
“O aumento para cada Poder já está definido na LDO e acreditamos que está dentro da média do Orçamento, portanto não haverá injustiças. Elaboramos a proposta dentro de um limite para todos, até porque acrescentar algo a mais para um determinado Poder significa tirar de algum órgão. Caberá à Assembléia identificar essa possibilidade”, concluiu.
 
Da redação com informações da assessoria
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: