Cidadeverde.com

Presos da Casa de Custódia participam do Ciclo de revisões para o Enem 2018

Imprimir

Foto: CCOM - PI
 
Mais de 300 detentos, da região da Grande Teresina, participaram, neste sábado (05), da primeira revisão 2018 do Pré-Enem Seduc. A atividade que prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deu início ao ciclo de revisões anuais nas unidades prisionais do estado.  A iniciativa é realizada entre a secretarias de Justiça (Sejus) e Educação (Seduc) e visa preparar as pessoas privadas de liberdade (PPL) para o exame.
 
Gestor da Secretaria de Educação, Helder Jacobina, relembra o avanço da inserção de atividades educacionais dentro dos presídio. “Essa parceria tem nos rendido bons frutos. A cada ano aumenta o número de participantes no Enem e no Encceja (exame de certificação para o Ensino Médio). Há algum tempo, realizar atividades como essa era praticamente impossível”, relembra o secretário que destacou ainda a relação de confiança construída ao longo das atividades.
 
Nos últimos anos, o número de aprovações de reeducandos no Enem tem crescido vertiginosamente. Em 2016, foram 18 aprovações e em 2017, 36 detentos ingressaram no ensino superior por meio do exame.
 
“O caminho para chegar à liberdade passa pela educação. Quem não tem acesso à educação está, de certa forma, preso, ainda que esteja em liberdade. O que queremos é reafirmar o nosso compromisso, o compromisso do governador Wellington Dias, dos nossos servidores da Justiça e todos os demais envolvidos com a ressocialização através da educação”, destacou o secretário de Justiça, Daniel Oliveira. 
 
Interior
No dia 19 de maio será a vez dos reeducandos da Penitenciaria Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba. Até o exame, em novembro, acontecerão revisões nas unidades prisionais de Picos, Oeiras , Floriano, Bom Jesus e Esperantina.
 
Disciplinas
Como as revisões de 2017, serão ministradas no ciclo de preparação aulas das disciplinas de química, física, matemática, linguagens, biologia e redação. O material, com o caderno de questões, é fornecido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que também envia a equipe de professores e do Canal Educação. O projeto é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus).
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais