Cidadeverde.com

Formato de grupos do Piauiense 2009 gera polêmica entre clubes

Imprimir
Menos despesas de viagem com o torneio regionalizado, quatro Rivengos garantidos. Seria a salvação da lavoura do Campeonato Piauiense em 2009? Barras, Flamengo, e River não pensam assim. O formato da competição definido na reunião do Conselho Arbitral da última terça-feira foi motivo de críticas por parte dos dirigentes, e ainda hoje (5) repercutiu negativamente.
O torneio ficou dividido em três grupos de quatro clubes, que jogarão entre si duas vezes em cada um dos dois turnos. Flamengo e River queriam dois grupos de seis. Já o Barras preferia a manutenção do formato dos últimos dois anos, em pontos corridos com semifinais entre os quatro melhores. Mas com a situação posta, já aceitava os dois grupões. Não adiantou.
 
"Vamos correr o risco de ter vários clubes parados por dois meses. Já passamos por essa experiência e fomos prejudicados", protestou Paulo Afonso Silva, o Painha, presidente do Barras. O Leão ganhou o 1º Turno em formato de grupos em 2006 e ficou de fora da fase final no 2º Turno, passando mais de um mês sem jogar. Sem ritmo, acabou derrotado pelo Parnahyba na decisão.
 
Além desse, o River apontou outro argumento para contestar a proposta. "Se o campeonato é estadual, todo mundo tem que jogar entre si. Falaram muito no retorno financeiro, que seria o melhor campeonato de todos os tempos. Não vejo assim dessa forma", disse ao Cidadeverde.com o supervisor Evaldo Carvalho, que também questionou a velocidade como tudo foi decidido. "Poderiam levar as propostas para se analisar e definir em outro Arbitral", acrescentou.
 
Everaldo vê que formato será ruim para clubes do interior
 
Everaldo Cunha, presidente do Flamengo, ainda está otimista. Mas apontou que os times do interior, que definiram o formato, serão os prejudicados. "Para nós da capital será ótimo. A gente não viaja e só vamos ter clássico. Mas para o interior é ruim. Eles não vão ver River e Flamengo jogar, a não ser na segunda fase", ponderou. Partidas de grande público, como Parnahyba e River, podem não ocorrer, diminuindo renda do time praiano, por exemplo.
 
Barras, River e Flamengo somavam 12 pontos na votação. O Piauí defendeu os grupões, mas voltou atrás com a proposta para ficar de fora da chave com os demais da capital. Os outros somados tiveram 22 votos e aprovaram o formato com três chaves. Para completar, o sorteio entre times do norte jogou o Barras ao lado de River, Flamengo e Piauí. Dependendo do regulamento, que só sai nas próximas semanas, um favorito ao título pode ser eliminado logo na primeira fase.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: