Cidadeverde.com
Viver Bem

Hidratar o cabelo com abacate: dermatologista indica receita

Imprimir

Versátil, o abacate fica delicioso em pratos doces e salgados, é um grande aliado da dieta e tem um potencial nutricional que não deixa a desejar. Além de nutrir o corpo de dentro para fora, a fruta ainda vem sendo utilizada em receitinhas de beleza, como para tratar o cabelo. Mas será que essa tática funciona mesmo?

"O abacate utilizado em forma de máscara pode ser útil para o tratamento dos fios, pois tem propriedades hidratantes e antioxidantes. É rico em vitamina E, complexo B, vitamina C, vitamina A, cobre, manganês, magnésio, fósforo, potássio e zinco", conta a dermatologista Ursula Metelmann. Além disso, a dermatologista explica que a hidratação capilar feita com a fruta não oferece riscos à saúde.

A fruta pode ser usada sozinha ou combinada com outros itens, para potencializar o seu efeito. "Para otimizar o poder de hidratação do abacate, é possível misturá-lo com outras substâncias, como cremes de hidratação e nutrição. Adiciona-se assim propriedades de aminoácidos, ceramidas e proteínas", conta Ursula. Ela ainda recomenda um tipo específico da fruta que é mais adequado para a mistura: "O ideal é utilizar o abacate manteiga, que é mais macio e contém menos fibras". 


Receita de hidratação caseira com abacate
A dermatologista indica abaixo uma receita feita totalmente com itens naturais e que você tem em casa:

- Meio abacate amassado
- 1 colher de sopa de mel
- 4 colheres de sopa de leite integral

Misture bem os ingredientes e aplique em todo o comprimento dos fios. Deixe o creme no cabelo por 30 minutos, com uma toalha úmida e aquecida enrolada na cabeça. Depois enxague abundantemente até retirar toda a mistura e finalize o cabelo como sempre faz.


Frequência ideal de hidratações

Depende. "Fios bastante danificados por química, como tinta, alisamento, escova progressiva ou relaxamento, podem se beneficiar com duas aplicações por semana. Quem está apenas com o cabelo desidratado e pouco ressecado, já é possível recuperar a maciez com uma única aplicação por semana", diz Ursula.

Se os seus cabelos forem oleosos, então o melhor é apostar nessa máscara em uma frequência bem menor. "Quem tende a sofrer com oleosidade no couro cabeludo deve deixar a máscara para uma frequência quinzenal com a seguinte ressalva: espalhe o cosmético apenas nas pontas", finaliza a dermatologista.


Fonte: Minha Vida

Imprimir