Cidadeverde.com

Dia D de vacinação contra a gripe acontece em todo o Piauí

Imprimir
  • gripe5.jpg Thiago Melo/TV Cidade Verde
  • gripe4.jpg Thiago Melo/TV Cidade Verde
  • gripe3.jpg Thiago Melo/TV Cidade Verde
  • gripe2.jpg Thiago Melo/TV Cidade Verde
  • gripe1.jpg Thiago Melo/TV Cidade Verde

Teresina e vários municípios do Piauí realizam neste sábado (12) o dia D de vacinação contra a gripe. A campanha segue até 1º de junho e tem como meta vacinar 800 mil piauienses que estão nos grupos prioritários. Na capital, 32 salas de vacina estarão abertas. Segundo o prefeito Firmino Filho, a cidade está preparada para atender a demanda.

"Nós temos todos os postos e todas as nossas unidades hospitalares devidamente preparadas. A saúde pública é uma construção tripartite: União, Estado e prefeituras. No caso da vacinação, as regras da política nacional de vacinação são estabelecidas pelo governo federal. A operação na ponta fica com os municípios. Estamos trabalhando para que tudo corra bem", disse o prefeito.

O público alvo da campanha contra a gripe é formado por pessoas maiores de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional precisam se vacinar.

O Secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto informou que o Piauí já recebeu 63% das doses destinadas ao Estado e por conta de um atraso no repasse o restante das doses foi fragmentado.

"O Ministério extratificou 800 mil doses para o Piauí e até agora só chegaram 512 mil, representando 63% das doses. O Ministério designou o dia D e neste dia fazemos o chamamento ao público alvo que compareça", pontuou.

A vacina protege contra os vírus influenza A cepa H1N1, A cepa H2N3 e influenza B. Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) já registrou 32 casos confirmados de gripe causada pelo vírus Influenza A H1N1. Uma pessoa morreu.

Na unidade de saúde Dr Fernando Gomes Correia, no Portal da Alegria, a procura foi grande logo nas primeiras horas de atendimento. Veja a lista de salas de vacina em Teresina:

ZONA NORTE
UBS Cecy Fortes 
UBS Santa Maria da Copidi 
UBS Adelino Matos 
UBS Poty Velho 
Hospital da Primavera 
UBS Antonio Noronha 
Hospital do Buenos Aires 
UBS Cidade Verde 
UBS Jacinta Andrade I 

ZONA LESTE
UBS Piçarreira 
UBS Vila Bandeirante 
UBS Santa Bárbara 
UBS Planalto Uruguai 
Hospital do Satélite 
UBS Planalto Ininga 
UBS Taquari 

ZONA SUDESTE
UBS Renascença 
UBS Todos os Santos 
UBS Alto da Ressurreição 
Hospital do Dirceu 
UBS São João 
UBS Nossa Senhora da Guia 
UBS Dr Carlos Alberto 

ZONA SUL
UBS Saci
UBS Irmã Dulce 
UBS Cristo Rei 
UBS Vila da Paz 
UBS Vamos ver o Sol 
Hospital do Parque Piauí 
Hospital do Promorar 
Centro Pedro Arrupe
UBS Portal da Alegria
Centro Social Pedro Arrupe (Rua Valdivino Tito, 1101 – Vermelha/ Próximo ao Colégio Paulo Ferraz)

Rayldo Pereira e Herlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais