Cidadeverde.com

Google será julgado por vídeo de criança com Down

Imprimir

A Procuradoria de Milão levará a julgamento quatro diretores do Google na Itália e Europa por difamação e violação da intimidade. Eles são acusados de permitir a inclusão no site Google Vídeo, há dois anos, de cenas que mostravam adolescentes zombando de um menino com síndrome de Down.

O julgamento começará em 3 de fevereiro, e levará ao tribunal David Carl Drummond, presidente do Conselho de administração do Google Itália; George Dos Reis, membro do mesmo conselho; Peter Fleitcher, responsável por Privacidade para a Europa do grupo; e Arvind Desikan, que cuida do projeto Google Vídeo no continente.
 

Executivos do Google na Itália e na Europa serão julgados por
difamação em fevereiro (Foto: Clay McLachlan/Reuters)

Para os promotores do caso, Alfredo Robledo e Francesco Caiani, os quatro acusados "tinham o dever jurídico de impedir que se adicionasse o vídeo", assim como de "informar os usuários sobre a lei da intimidade" vigente no país.

Sem filtro

As queixas foram registradas pelo pai do garoto e por um grupo italiano de apoio a pessoas com síndrome de Down, o Vividown.

O vídeo, que apareceu no serviço Google Vídeo em 2006, foi gravado com um telefone celular em uma escola da cidade italiana de Turim e mostrava quatro adolescentes rindo e abusando de uma criança com a síndrome de Down.

O site não filtra previamente as gravações, que podem ser adicionadas gratuitamente.

O Google não se manifestou em comunicado oficial sobre o processo, mas um porta-voz da empresa disse que o caso pode servir de precedente para acusações incômodas. Segundo ele, o Google acredita que não deve ser punido pela maneira como seus sites são usados por outras pessoas.

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: