Cidadeverde.com

Vice-prefeito do Rio, Fernando Mac Dowell morre aos 72 anos

Imprimir

(Foto: Reprodução / TV Globo)

O vice-prefeito do Rio de Janeiro, Fernando Mac Dowell, morreu às 23h55 deste domingo (20) aos 72 anos. Dowell sofrera infarto no miocárdio no dia 13 e, desde então, estava internado no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca. Ele deixa mulher e quatro filhos.

 

Mac Dowell acumulava o cargo com o de secretário municipal de Transportes até janeiro desse ano, quando o prefeito Marcelo Crivella decidiu nomear Rubens Teixeira, afastado pela Justiça da presidência da Comlurb, para a pasta.

Em nota, a Prefeitura do Rio lamentou a morte e decretou luto oficial de três dias. “Mac Dowell foi um companheiro exemplar, um notório servidor público com inestimáveis serviços prestado a nossa cidade. Neste momento de dor imensa, minhas orações e pensamentos estão com sua família e com todos que admiravam o seu caráter e sua generosidade”, disse o prefeito Marcelo Crivella.

De acordo com a assessoria do Hospital Vitória (Barra da Tijuca), o vice-prefeito faleceu devido a complicações decorrentes de um infarto agudo do miocárdio.

Fernando Mac Dowel já trabalhou com Ernesto Geisel, na época da ditadura militar, e também com Leonel Brizola, de 1991 a 1994. Teve importante participação na concepção da Ponte Rio-Niterói, da Linha Vermelha e do metrô e de inúmeras obras de rodovias, ferrovias e aeroportos pelo país.

Mac Dowell cursou Engenharia na Uerj e, assim que se formou, em 1969, foi convidado a dar aula na mesma instituição. O engenheiro também lecionava na PUC-Rio.

O engenheiro trabalhou no GEIPOT, empresa de transportes criada pelo regime militar nos anos 60. No começo da década de 1980, exerceu a função de diretor do metrô carioca, quando a linha 1 começou a funcionar, durante o mandato do governador Chagas Freitas.

Ele também foi conselheiro da deputada Clarissa Garotinho quando ela presidiu a Comissão de Viação e Transportes da Câmara, de março de 2015 a abril de 2016. Em seguida, aceitou o convite para compor a chapa de Marcelo Crivella.

Linha de sucessão
Com a morte de Dowell, na ausência de Crivella (por viagem ou doença), segundo a Lei Orgânica do Município, assumem a Prefeitura do Rio, nesta ordem:

Presidente da Câmara Municipal - Jorge Felippe (MDB)
Primeiro-vice-presidente da Câmara Municipal - Tânia Bastos (PRB)
Presidente do Tribunal de Contas do Município - Thiers Vianna Montebello

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais