Cidadeverde.com

Estoque de gás de cozinha no HUT pode acabar hoje, alerta diretor

Imprimir


O diretor do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), dr. Gilberto Albuquerque, alertou que o estoque do gás de cozinha no hospital pode acabar hoje, caso não seja reestabelecido.  Ele disse ainda que o estoque de oxigênio existente no hospital está previsto para durar por pelo menos oito dias. Apesar dessa dificuldade, o gestor garantiu que o HUT comparando com outros hospitais pelo país está em um “nível de segurança” aceitável.

A falta de produtos é em decorrência da greve dos caminhoneiros, que acontece há nove dias no país, e oito no Piauí. Dr. Gilberto ressaltou que cerca de 1.800 itens usados no hospital dependem do transporte de caminhões porque são produzidos fora do Piauí. 

Com relação a outros insumos, como medicamentos e alguns itens para procedimentos médicos, existe uma troca constante com outros hospitais em Teresina, em uma “rede de compartilhamentos” que assegura o mínimo estoque possível entre eles, “um malabarismo”.

“Apesar de nós observarmos a regularização em Teresina, mas no Sul do país, de onde esses produtos vêm à situação ‘parece que não está se resolvendo’ tão rápida quanto aqui. Isso para nós é uma preocupação”, comentou o diretor.

“A previsão do nosso estoque de gás, por exemplo, é que ele só dê até hoje. Em alguns hospitais no sul do Estado já suspenderam a alimentação de acompanhantes e servidores para manter pelo menos os dos pacientes. Nós temos uma expectativa de que recebamos hoje esse gás”, explicou.

Confira a entrevista completa no vídeo acima e no aplicativo CVPlay


Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais