Cidadeverde.com

HUT vai agilizar transferência de pacientes já operados

Imprimir
A Prefeitura de Teresina anunciou na manhã deste sábado (8) o plano especial para evitar o estrangulamento dos atendimentos no HUT - Hospital de Urgência de Teresina Doutor Zenon Rocha. As medidas serão tomadas após reunião convocada pelo prefeito Sílvio Mendes e o presidente da Fundação Municipal de Saúde, João Orlando. A partir de agora, o HUT vai agilizar a transferência de pacientes já cirurgiados para outros hospitais.
 
As medidas foram anunciadas depois de constatado aumento no número de atendimentos de urgência. Cerca de 80% dos casos que chegam ao HUT são de traumas. Os números de atendimentos saltaram de 5.336 em agosto para 6.291 em setembro e 6.308 em outubro. Só na primeira semana de novembro, foram 1.431 casos. O problema do grande volume é a permanência de mais pessoas no Pronto Socorro, o que pode comprometer o atendimento.
 
No novo plano, o Hospital Getúlio Vargas continua dedicado a cirurgias eletivas. O Hospital da Polícia Militar deve receber suporte maior para atendimento especializado em ortopedia, até mesmo com estudantes de Medicina para aumentar sua capacidade de atendimento. Os hospitais municipais também vão receber pacientes transferidos.
 
A FMS vai elaborar a partir de agora um levantamento sobre a origem dos pacientes e as causas do trauma. Com base nos dados, a Fundação vai enviar ofícios aos gestores de saúde municipais e dos Estados do Maranhão, Ceará, Pará e Tocantins, para evitar deslocamentos desnecessários do interior e de outros estados com a triagem de pacientes já na origem.
 
Da Redação
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: