Cidadeverde.com

16ª edição do Salipi é aberta com diversas novidades

Imprimir

Foi realizada na noite de sexta, 1º, a solenidade de abertura do Salão do Livro do Piauí – SALIPI, no no Cine Teatro da Universidade Federal do Piaui. O evento, que reúne uma intensa programação até o dia 10 de junho, acontece no Espaço Rosa dos Ventos, e espera reunir mais de 20 mil visitantes por dia. O homenageado deste ano é o articulista piauiense Arimathéa Tito Filho.

Durante a solenidade de abertura, o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, falou sobre o grande público que participa do Salão. “Tenho certeza que esse ano vamos superar o número de visitantes de anos anteriores”, apostou o reitor. Ele lembrou ainda que a realização do evento literário na UFPI beneficia principalmente a população, que ganha um espaço de livros e cultura.

Presente durante a solenidade, a vice-governadora Margarete Coelho fez questão de lembrar que apesar das dificuldades, o Salipi continua crescendo a cada ano. A gestora falou ainda que o evento faz parte da nossa história e da nossa cultura. “O Salipi prepara o leitor do futuro e mostra o mundo através da literatura, fazendo com que as crianças e jovens conheçam e respeitem a nossa cultura”, disse a vice-governadora.

Segundo o presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, todo ano o evento traz novidades, e esse ano será um curso de literatura ministrado pela professora Danny Barradas. Ele fez questão de lembrar que esse é um dos poucos eventos literários que oferece uma programação tão diversificada gratuita ao público. "Nosso objetivo é encher esses corredores de gente que quer aprender, ver algo novo, de ler", afirma Kássio.

São quatro aulas nos turnos da manhã e tarde, que vão das 9h às 12h e 14h às 17h, nos dias 02 e 03 de junho. Os temas são: Quasímodo, uma maldição ou uma dádiva; Só Shakespeare salva; Amebas plenas em um mundo de fanáticos; Porque você deve estudar literatura clássica. Os interessados que se inscreverem para o curso poderão participar das palestras que ocorrem à noite.

O Salipi repetirá o sucesso dos anos anteriores trazendo autores de projeção nacional e regional, como Jose de Nicola, Bráulio Bessa, Gabriel o Pensador, Márcia Tiburi e Raphael Montes. Consagrado como o maior evento literário do Estado, o SALIPI movimenta salas de bate-papo literário, palestras com exposições, música, dança, apresentações teatrais e comercialização de livros, no Espaço Rosa dos Ventos. O evento é uma realização da Fundação Quixote em parceria com a UFPI. Todas as informações em www.salipi.com.br.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais