Cidadeverde.com

Piauí: 800 grampos foram autorizados pela Justiça

Imprimir

Segundo levantamento publicado hoje(09) na Folha de São Paulo, o Piauí registrou a realização de 808 grampos telefônicos com autorização judicial no ano de 2007. Os números foram fornecidos pelas operadoras de telefonia à CPI dos Grampos.
 

CPI dos Grampos investiga escutas ilegais em todo o Brasil

 

No mapeamento da quebra do sigilo telefônico no país, o Piauí ficou a frente de Estados como a Paraíba( 649), Sergipe(449), Rondônia(402), Roraima(437), Tocantins(147) e Acre(128). O Estado de São Paulo foi o campeão em número de grampos, alcançando a marca de 21.669.

 

Em todo o país foram contabilizadas 375.633 escutas telefônicas com autorização judicial, que representa em média mais de mil interceptações por dia. Os dados fornecidos mostraram algumas irregularidades como grampos realizados por varas de família, o que é proibido já que a escuta só é autorizada para utilização em investigação criminal.

 

A CPI dos Grampos foi instituída para apurar as interceptações telefônicas feitas de forma ilegal no Brasil, envolvendo inclusive instituições como a Polícia Federal, que é investigada na Operação Satiagraha.

 

 

Záira Amorim

[email protected]

 

 

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: