Cidadeverde.com

Teresina receberá evento nacional para debater situação climática

Imprimir

Teresina vai receber pela primeira vez o Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, o Fórum CB27. O evento, que está em sua 14ª edição, será realizado entre os dias 13 e 15 de junho, no Bristol Gran Hotel Arrey, e focará em discussões acerca do desenvolvimento sustentável e redução dos reflexos da ação humana sobre o aquecimento global.

A abertura acontecerá às 19 horas, momento em que prefeito Firmino Filho fará a assinatura do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, movimento global de compromissos voluntários dos governos locais para enfrentamento à mudança do clima. O prefeito de Teresina também apresentará a política climática da cidade e falará sobre os desafios e oportunidades que vê para o desenvolvimento local da capital do Piauí.

Com o tema “Inovação e Soluções Locais pelo Clima”, o Encontro Nacional do Fórum CB27 é realizado pela Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM), e pelas organizações Fundação Konrad Adenauer e ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade.

O objetivo principal é apresentar tecnologias, plataformas e aplicativos que apoiam a análise de dados e informações para agir sobre as mudanças climáticas. Buscará, ainda, identificar tendências e debater o papel das capitais na implementação dessas abordagens inovadoras.

De acordo com o secretário da SEMAM, Olavo Braz, o CB27 traz contribuições para além das trocas de experiências exitosas nas secretarias municipais, mas também se configura como uma maneira de os órgãos de meio ambiente se apoiarem, já que permite fortalecer o diálogo com o Governo Federal, através da participação em órgãos de governança federais e estaduais.

Os dirigentes das pastas responsáveis pelo meio ambiente nas prefeituras das 26 capitais brasileiras e no governo do Distrito Federal estarão reunidos para o fortalecimento e ação coordenada das secretarias de meio ambiente, intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana e avanço em agendas ambientais de vanguarda.

Além disso, o evento vai reunir representantes de diversas organizações, como Banco Mundial, Instituto Tecnologia e Sociedade, Ministério do Meio Ambiente, Pacto Global de Prefeito pelo Clima e Energia, Anubz, BYD, WayCarbon, ABSolar, ABVE e Fundação Getúlio Vargas.

Desde sua fundação, o CB27 conta com apoio institucional e financeiro da Fundação Konrad Adenauer Brasil. Em 2017, o ICLEI, que já vinha acompanhando o desenvolvimento do Fórum desde o início, oficializou a parceria com a KAS Brasil para contribuir com a curadoria de conteúdo e o fortalecimento institucional do grupo. A parceria com ambas as organizações é fundamental para o planejamento estratégico e a realização dos encontros do Fórum CB27.

Parte da programação será aberta ao público

O evento tem parte da programação aberta ao público, a exemplo do painel de debates "Como a inovação e a tecnologia podem apoiar Teresina a superar os desafios da mudança do clima?" que acontecerá no dia 13, a partir das 19h, e terá como moderador o Secretário-Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo.

No dia seguinte, 14, o encontro segue aberto ao público, das 9h às 11h, com o espaço intitulado de “Como aliar tecnologia e inovação em prol da Sustentabilidade?”, que será mediado pelo Coordenador Nacional do CB27 e Secretário de Inovação e Cidade Sustentável de Salvador, André Fraga, e contará com a apresentação de organizações referência no setor de tecnologia e inovação e sua interface com clima e sustentabilidade.

Confira a programação

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais