Cidadeverde.com

TRT colocará 2 mil processos na III Semana da Conciliação

Imprimir

O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região realizará de 1º a 5 de dezembro a III Semana da Conciliação na Justiça Trabalhista do Piauí. O objetivo é solucionar os processos com rapidez, dando prioridade à solução por entendimento entre as partes. O evento dá seqüência ao movimento nacional pela conciliação do projeto Conciliar é Legal, instituído pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) como for ma de incentivar a solução amigável e rápida das causas judiciais.

A III Semana da Conciliação envolverá o tribunal e todas as varas do trabalho. A Secretaria Judiciária e os diretores de Secretaria das varas estão reunindo os processos possíveis de solução por acordo, para inclusão na pauta da semana. O coordenador da Semana de Conciliação, juiz do trabalho Carlos Wagner Nery da Cruz, esteve em Brasília na semana passada em encontro do CNJ para discutir a programação e as estratégias de divulgação do evento. Segundo ele, deverão ser colocados 2 mil processos em pauta de conciliação.

A meta é que sejam realizadas 100 audiências por dia, em média, por cada vara do trabalho. Os advogados também podem solicitar a inclusão de processos, por petição ou por contato verbal ou telefônico com as secretarias das varas do trabalho. "A nossa meta é incluir o maior número possível de processos na pauta de audiências de conciliação", explica o presidente do TRT, desembargador Arnaldo Boson Paes.

Ele lembra que o TRT do Piauí está realizando com freqüência eventos que priorizam a conciliação, como forma de dar mais rapidez e efetividade à justiça e também como alternativa para humanizar o processo judicial. No ano passado, I Semana da Conciliação resultou na solução de 58,97% dos processos com audiências realizadas.

Em junho deste ano, foi realizada a II Semana da Conciliação, quando 73,08% dos processos com audiências realizadas no TRT foram solucionados através de acordo. Nas varas do trabalho, o índice de sucesso na conciliação alca nçou 68,84% dos processos. A conciliação, como o próprio nome sugere, prioriza a negociação e o entendimento entre as partes na busca de solução dos processos, com a intermediação da Justiça Trabalhista.
 
Da redação com informações da assessoria
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: