Cidadeverde.com

Ouvir músicas calmas depois do treino pode acelerar recuperação

Imprimir

Um estudo publicado pela Universidade de Brunel, em Londres, constatou que ouvir 20 a 30 minutos de música lenta pode induzir mudanças no organismo para você se recuperar do treino bem mais rápido. Isso acontece porque um som calmo ajuda a reduzir rapidamente o cortisol e promove uma melhora no estado emocional (principalmente no das mulheres), o que influencia no resultado do treino.

 

O estudo
O estudo contou com a participação de 42 universitários (21 homens e 21 mulheres) que fizeram um treino de ciclismo até o limite do corpo humano em três ocasiões. Após cada exercício, os estudantes sentaram em uma cadeira confortável para relaxar, como procedimento da recuperação física. A diferença entre os três testes era que cada aluno escutava músicas curtas e rápidas, depois músicas mais longas e lentas, ou simplesmente nenhuma música durante os 30 minutos de descanso. A ideia dos pesquisadores com essa atividade era medir o nível de cortisol nos universitários, um hormônio liberado em resposta ao estresse.

 

Resultado do estudo
Os pesquisadores detectaram que o nível de cortisol dos alunos aumentou durante a recuperação quando eles escutavam músicas de batidas rápidas. Ao contrário disso, o nível de cortisol voltou mais rapidamente ao normal, o indicado para a recuperação muscular eficiente, depois que eles escutaram um som em ritmo mais lento.

 

Fonte: Minha Vida

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais