Cidadeverde.com

Festival de Teatro recebe Projeto “Sensorama” do Núcleo do Dirceu

Imprimir

Paralelo ao III Festival de Teatro de Teresina, integrantes do Núcleo de Criação do Dirceu desenvolvem o projeto Sensorama. As ações propostas pelos intérpretes-criadores serão trabalhadas especificamente para o Festival e acontecem de hoje a quinta-feira em cabines na frente do Teatro Municipal João Paulo II, de 19h às 21h, com entrada gratuita.

O projeto emprega como ponto de partida os antigos sensoramas idealizados no início dos anos 50 por Morton Heilig - que se utilizava de um dispositivo para visão estereoscópica que permitia ao usuário expor-se a uma combinação de visão tridimensional, som estéreo, tato, visor de realidade virtual mecânico, vibrações mecânicas, aromas, e ar movimentado por ventiladores,.

“Aproveitando o fiasco comercial dessa máquina de entretenimento, o NCD confisca o conceito e subverte o seu sensorama na intenção de transformá-lo através da ótica das artes cênicas como o teatro e a dança”, explicou Fábio Crazy da Silva, integrante do Núcleo.

Foram construídas quatro cabines de 2,25 m2, ligadas e relacionadas através do estímulo dos sentidos, propondo a imersão do espectador dentro do conceito cênico individual de cada cabine. “Diferente do sensorama original, estes não trabalham diretamente com estímulos produzidos através da tecnologia proposta por Morton, mas usa seu conceito, subvertendo-o a uma linguagem cênica contemporânea”, completou o intérprete.

Além de Fábio, Cipó Alvarenga, Elielson Pacheco e Luana Vascons ocuparão as cabines, e dentro delas trabalharão ramificações de pesquisas realizadas através do NCD.

“Esse formato onde cada artista interage com o espectador sozinho, já que as cabines serão visitadas de forma individual, é interessante porque dissolve a parede entre a platéia e o artista, e o desenvolvimento da performance nunca é mesmo. Dependendo da troca que existir, as ações serão diferentes”, completou Fábio, que estará na cabine “Mefistorama”, onde o espectador será induzido ao dilema “vender a alma ao diabo” através da relação do consumismo voraz do progresso e da globalização.

Cipó ficará na cabine “Protectorama”, trabalhando a intimidade de uma relação. Situações que tratam de desejos e perversões protegidos pela possibilidade de assepsia que um relacionamento promete. Elielson estará em “Beutifulrama”, induzindo o espectador às questões de gênero humano, ao conceito de sexualidade que cada vez mais se modifica e se abstrai do simples sentido de ser homem ou ser mulher. A cabine “Love and Destroy Fluxorama”, ocupada por Luana, que irá induzir o espectador a um ambiente de constante abandono e apropriação de identidades sociais através da moda. O conceito visual do projeto está sendo desenvolvido pelo artista plástico Hudson Melo, também do NCD.

Promovido pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, o Festival de Teatro inclui a mostra oficial com espetáculos que acontecem no Teatro Municipal João Paulo II.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: