Cidadeverde.com

Oficial do Corpo de Bombeiros é preso por estupro de vulnerável

Imprimir

Um oficial do Corpo de Bombeiros do Piauí foi preso pelo crime de estupro de vulnerável. O mandado de prisão preventiva foi cumprido hoje na sede da corporação, localizado na Avenida Miguel Rosa, zona Sul de Teresina.

Ele foi identificado como Edson Carlos de Silva Lima, e ingressou nos quadros da corporação pela Polícia Militar há mais de 20 anos. Edson integrava o quadro de oficiais complementares do Corpo de Bombeiros. Edson cumprirá pena de 10 anos.

De acordo com o subcomandante dos Bombeiros, José Drumond, Edson foi levado, primeiramente, ao Instituto de Medicina Legal (IML) para os procedimentos cabíveis e depois será encaminhado para o prédio militar, no bairro Ilhotas, também na zona Sul da capital. 

A condução do oficial foi realizado pela Polícia Civil do Piauí com apoio da Polícia Militar. 

“Foi dado cumprimento agora pela manhã. Ele estava no expediente normalmente, mandei chamar ele para dar a voz de prisão”, disse o coronel. 

O subcomandante esclareceu que o oficial estava afastado apenas do serviço e das funções operacionais, mas cumpria expediente na parte administrativa. 

Um Conselho de Justificação foi criado no dia 3 de abril deste ano para apurar a conduta do oficial. O subcomandante acrescentou que esse processo está em finalização. Após conclusão, o Conselho emitirá uma posição sobre o destino do oficial nos quadros do Corpo de Bombeiros, ele poderá ser expulso ou ir para a aposentadoria remunerada. 

O mandado de prisão foi expedido pela 6° Vara Criminal. 

Para o coronel, a prisão pelo crime de estupro é um “sentimento de pesar” por se tratar de um colega de farda. 

“Mas nós estamos dando cumprimento a decisão judicial logo após o processo em que ele teve todo o amplo contraditório para se defender. A corporação tem esse sentimento de pesar, mas não podemos permitir nas fileiras pessoas condenadas pela justiça, principalmente neste tipo de crime”.

O crime

O crime de estupro de vulnerável ocorreu em motel na BR-316 no dia 7 de dezembro de 2009. A vítima era uma criança de 12 anos. Ela e uma amiga (de 13 anos) foram abordadas enquanto iam para a escola em Teresina. O oficial estava acompanhado pelo irmão, que também era policial militar. Eles eram conhecidos das crianças, pois eram instrutores delas do Pilotão Mirim da Polícia Militar, que é um projeto social da corporação.

Eles a convenceram a entrar no carro e irem até um balneário em Nazaria. No local, testemunhas presenciaram eles ingerindo bebidas alcoólicas e as meninas banhando apenas de calcinha. Ao sair do balneário, o oficial foi com uma das crianças para o motel, onde ocorreu o crime. 

A investigação apontou que não havia elementos o suficiente para comprovar que a segunda criança também foi estuprada. 

O irmão do oficial morreu há alguns anos eletrocutado. Ele estaria fazendo uma ligação clandestina quando recebeu a descarga elétrica.  

Operação Glosbe

O Bombeiro foi preso durante a Operação Glosbe, deflagrada pela Polícia Civil do Piauí, por meio da Divisão de Capturas/ Polinter. Além dele, foram presos Daniel de Moraes Sousa, por tráfico e associação para o tráfico. A prisão ocorreu no bairro Dirceu. Daniel foi condenado a 6 anos e 8 meses pelo crime praticado em 2010.

Núbia Pereira Lopes foi presa por roubo. A prisão ocorreu no bairro Ilhotas. Núbia foi condenada a cinco anos e quatro meses pelo crime praticado em 2013.

Carlienne Carpaso
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais