Cidadeverde.com

Prefeitura de Teresina aumenta receita com programa de ajuste fiscal

Imprimir

Foram apresentados nesta terça-feira (19), durante mais uma Reunião de Governança do Programa Juntos, uma parceria entre a Comunitas e a Prefeitura de Teresina, os resultados do trabalho que busca o equilíbrio fiscal das contas municipais. Atualmente, o foco está na redução das despesas, por meio de um plano composto por 160 ações, que envolve 28 órgãos da administração municipal.

O percentual da participação da receita própria municipal, por exemplo, tem evoluído, passando de 29% em 2013, para 37% - segundo os últimos dados deste ano. A expectativa da Prefeitura é chegar a um investimento de R$ 70 milhões com recursos próprios em 2018. 

Participaram do encontro, que aconteceu no Palácio da Cidade, o prefeito Firmino Filho, líderes empresariais e gestores municipais de diversas pastas, que, além de discutir os resultados da parceria, também falaram dos próximos passos do trabalho.

“Mesmo com a crise que o país enfrentou no ano passado, a Prefeitura de Teresina conseguiu obter resultados positivos em 2018, graças ao programa de ajuste fiscal que, através de monitoramento, conseguiu fazer controle de gastos e reduzir despesas. Isso mostra que a parceria com a Comunitas é um projeto bem sucedido”, disse o prefeito.

A diretora do Programa Juntos, Ronyse Pacheco, afirmou que o trabalho desenvolvido em Teresina é um case de sucesso. “Os servidores municipais aderiram às propostas do Juntos e isso prova que a união entre Poder Público, setor privado e população dá certo”, afirmou.

Em Teresina, o Juntos já apoiou diversas ações no equilíbrio fiscal das contas públicas, no engajamento da população por meio da plataforma de inovação aberta chamada E-você e, agora, a educação ganhará um trabalho que será divido em duas etapas. Na primeira, terá a realização de um diagnóstico das práticas educacionais da cidade, a realidade da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e suas políticas públicas. A segunda contempla a cocriação junto à secretaria, comunidade escolar e sociedade civil para elaborar novas ações na área da educação.

Ainda nesta área, uma parceria com a Fundação Lemann implementará o Programa Formar – projeto da fundação que tem como objetivo apoiar os educadores em seu desenvolvimento profissional e aperfeiçoar as práticas de gestão e os processos pedagógicos.

“Teresina é um dos cinco municípios escolhidos dentre vários para participar do Formar, onde temos 22 redes públicas de ensino, com cerca de 1.500 profissionais atendendo 600 mil alunos. Nosso objetivo é fazer uma construção coletiva que dê sustentabilidade às ações, todos participam e as pessoas se sentem responsáveis pelo que está sendo construído. É um produto de todos com foco na melhoria da aprendizagem”, finalizou o secretário da Semec, Kleber Montezuma.

Sobre o Programa Juntos

A Comunitas é uma organização social que desenvolve o Programa Juntos, que visa a melhoria da gestão pública e é desenvolvido em diversas cidades do país como São Paulo, Salvador e Porto Alegre. E está em Teresina desde 2014.

O Núcleo de Governança do Juntos é formado por grandes líderes empresariais brasileiros, prefeitos, secretários integrantes dos comitês gestores, empresários locais e parceiros técnicos do programa.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais