Cidadeverde.com

Com Kane, Inglaterra busca encerrar seca

Imprimir

REUTERS/Sergio Perez/Folhapress

FÁBIO ALEIXO
MOSCOU, RÚSSIA (FOLHAPRESS)

Alan Shearer, Michael Owen, Wayne Rooney. Atacantes com destaque no futebol inglês e internacional, eles nunca conseguiram brilhar em uma Copa do Mundo. Tanto que nenhum marcou mais de duas vezes em uma única edição de Mundial.

A marca persiste para a seleção inglesa desde 1990, quando Gary Lineker fez quatro na Copa disputada na Itália, e David Platt, três. Antes, em 1986, Lineker havia anotado seis vezes e terminado como o artilheiro do torneio.

A missão agora cabe a Harry Kane, 24. Em apenas um jogo, ele mostrou que é forte candidato a superar a barreira dos dois gols. Contra a Tunísia, marcou duas vezes e foi o herói dos ingleses no sofrido triunfo por 2 a 1.

Neste domingo (24), em Nijni Novgorod, o capitão da seleção inglesa terá um adversário ideal para manter a forma: a fraca seleção do Panamá, que na estreia levou 3 a 0 da Bélgica e ocupa a 55ª colocação do ranking da Fifa.

"Esta tem tudo para ser uma grande Copa do Mundo para Harry e uma chance para mostrar que é um dos melhores atacantes do planeta. Ele teve um grande início e tem todo o direito de acreditar que pode ser o artilheiro da Copa", afirmou Alan Shearer em sua coluna no site da BBC.

Em 25 jogos pela seleção inglesa, Kane soma 15 gols, mas passou em branco na última Eurocopa, quando a Inglaterra caiu nas oitavas de final para a surpreendente Islândia. Foi seu primeiro grande torneio pela seleção nacional.

O desempenho no Tottenham é impressionante.

Em 213 jogos pelo clube, ele tem 140 gols, média de 0,65 por partida. Na última temporada, deixou sua marca em 41 oportunidades, em 48 vezes que esteve em campo.

"Como centroavante com certeza é uma competição [pela artilharia] que você quer vencer. Estaria mentindo se dissesse que não. Já fiz isso duas vezes na Premier League [Campeonato Inglês] e acredito que também posso fazer algo grande na Copa do Mundo", disse o homem-gol.

No Inglês, Kane foi artilheiro nas temporadas 2015/16 e 2016/17, com 25 e 29 gols, respectivamente.

Na última, obteve sua maior marca, 30, mas acabou atrás do egípcio Mohamed Salah, autor de 32 gols.

Na Copa do Mundo, a disputa promete ser acirrada.

O português Cristiano Ronaldo e o belga Lukaku somam quatro gols. O espanhol Diego Costa e o russo Denis Tcherichev aparecem logo atrás, com três.

Com 1,88 m de altura, Kane se destaca mais por gols com os pés do que pelo alto. Também é considerado habilidoso. "Ele está muito focado e é um jogador muito forte psicologicamente. Fico feliz de tê-lo como capitão", afirmou o técnico da seleção inglesa, Gareth Southgate.

Caso supere o Panamá, a Inglaterra avançará para as oitavas de final, o que não conseguiu na Copa do Mundo do Brasil, em 2014. Há quatro anos, não venceu nenhum jogo no grupo que tinha Itália, Uruguai e Costa Rica.

INGLATERRA
Pickford; Pedras, Maguire, Walker; Trippier, Young, Lingard, Henderson; Loftus-Cheek, Rashford; Kane. T.: Gareth Southgate
PANAMÁ
Penedo; Murillo, Román Torres, Escobar, Eric Davis; Gómez, Rodríguez, Godoy, Cooper, Bárcenas; Blas Pérez. T.: Hernán Dario Gómez
Local: em Nijni Novigorod
Horário: 9h (de Brasília) deste domingo
Juiz: Ghead Grisha (EGI)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais