Cidadeverde.com

Cartão pode definir desempate em grupo na Copa; entenda critérios

Imprimir

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Pela primeira vez em uma Copa do Mundo, o fair play (jogo limpo) servirá como critério de desempate na fase de grupos.

Um simples amarelo já pode ser decisivo para definir a liderança do Grupo G. Inglaterra e Bélgica, já classificadas, estão empatadas em pontos (6), em saldo de gols (6) e gols marcados (8), mas os ingleses lideram a chave por ter 1 cartão amarelo a menos do que os belgas (3 a 2). As equipes se enfrentam na quinta (28), às 15h, em Kaliningrado, e um empate entre elas fará necessário o uso deste critério.

Tal modelo já havia sido adotado no regulamento da Copa das Confederações de 2017 e nas eliminatórias para a Copa de 2018. Porém, nunca foi necessário utilizá-lo.

Pela regra estabelecida pela Fifa, haverá pontuação de acordo com o tipo de punição recebida pelos atletas. A seleção que tiver menos pontos deduzidos terá vantagem.

Ele funcionará da seguinte maneira: cartão amarelo (-1 ponto), cartão vermelho indireto, como resultado de um segundo amarelo (-3 pontos), cartão vermelho direto (-4 pontos) e cartão amarelo e vermelho direto (-5 pontos).

Apenas uma dessas deduções poderá ser aplicada a um jogador por partida.

Antes, porém, de se chegar à definição no fair play, o desempate entre dois ou mais times se dará na seguinte ordem: saldo de gols, número de gols marcados, confronto direto.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais