Cidadeverde.com

Médicos param pela 7ª vez e servidores da saúde entram em greve

Imprimir

 

O serviço de saúde no município de Teresina amanheceu paralisado por mais uma paralisação dos médicos e o início da greve dos servidores municipais. Fazem parte do movimento os profissionais da saúde filiados ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm), Sindicato dos Farmacêuticos do Piauí e o Sindicato dos Assistentes Sociais do Piauí. Apenas o atendimento de urgência e emergência devem funcionar. 

As categorias se concentram em frente à Fundação Municipal de Saúde (FMS) como última tentativa de conversa com o gestor. “Nós queremos simplesmente sentar e conversar. Isso é obrigação do gestor, porque ele está lá numa empresa pública e não num empresa dele, então ele tem obrigação de conversar”, afirma o vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi), Renato Leal. 

O médico criticou ainda a postura da FMS de contar os pontos dos profissionais que aderiram às outras paralisações realizadas desde maio. “Nós fomos surpreendidos com uma ilegalidade que está cortando o ponto dos colegas, tirando dinheiro do servidor, o que não pode, porque é um direito previsto no estatuto do servidor, só com ordem judicial que isso pode acontecer”, argumenta o sindicalista.  

As principais reivindicações são sobre as condições de trabalho e de infraestrutura das unidades de saúde da capital. Segundo os médicos, faltam equipamentos e até medicamentos, além de trabalharem em locais que estão em reforma há anos e que nunca são concluídas. 

Também denunciam o descaso com os profissionais de saúde nos hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS), ilegalidades que vêm sendo cometidas contra os médicos da FMS, a sobrecarga de trabalho por falta de profissionais em quantidade suficiente para a alta demanda e a falta de segurança para os profissionais.

O Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí irá receber os profissionais de Teresina para uma Assembleia Extraordinária Geral nesta quinta-feira, dia 05, às 20h, para analisar o movimento e reivindicações com indicativo de greve.

Nota FMS

A Fundação Municipal de Saúde vai receber na próxima terça-feira(10), às 12 horas,a diretoria do Sindicado dos Médicos do Piauí. O pedido de nova audiência foi solicitada pelo SIMEPI, via ofício, ontem (4) às 11h e 11 minutos.A FMS este ano já recebeu o Sindicato dos Médicos três vezes e intermediou uma audiência com a Secretaria de Administração onde o SIMEPI foi recebido.A FMS Também respondeu o ofício enviado pelo SIMEPI com as reivindicações da categoria.


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais