Cidadeverde.com

Piauí é o 2º estado com menor número de emissões da CNH Digital

Imprimir

Foto: Reprodução/Internet

Lançada há 9 meses, a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ainda não "pegou". Apenas 0,4% dos condutores brasileiros conseguiram a adesão, segundo reportagem publicada pela Folha de São Paulo.  No Piauí, somente 354 condutores têm a CNH Digital. Apenas o Amapá emitiu menos: 219. 

No país inteiro, foram emitidos 220 mil documentos. Para tirá-lo, é preciso já ter ou solicitar uma CNH com QR Code. Apesar do amplo acesso da população a celulares e da promessa de segurança e comodidade com a nova tecnologia, a difusão da CNH Digital enfrenta entraves como desinformação, trâmites burocráticos e, em alguns casos, cobranças controversas.

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) diz que cada Detran pode realizar a cobrança de forma autônoma, sem intervenção federal.
 Na maioria parte do país, a CNH Digital é gratuita — já que é uma versão para celular da habilitação já emitida em papel. Alguns estados, porém, decidiram cobrar pelo serviço. 

Foi o caso do Piauí, onde a carteira eletrônica foi lançada ao custo de R$ 222,07, mas, após forte resistência de usuários, houve recuo do governo local, que passou a oferecer a isenção.

Um dos pontos que tem gerado mais reclamações é a obrigatoriedade da ida a uma unidade do Detran (departamento de trânsito) para habilitar a utilização mesmo após já ter comparecido ao órgão para obter a versão impressa. Há ainda queixas ainda sobre dificuldades de acesso ao aplicativo e preocupações com taxas e a segurança dos dados.

 

VEJA COMO OBTER A SUA CNH DIGITAL
1 - Veja se sua CNH já possuiu o QR Code. Se não tiver, você precisará tirar uma 2ª via no Dentran
2 - Faça o cadastro no portal de serviços do Denatran
3 - Vá até o Detran para validar seu cadastro e atualizar seus dados
4 - Com o cadastro atualizado no Detran, gere um código de ativação no site do Denatran
5 - Baixe o app e insira o código de ativação
6 - O app te pedirá para criar uma senha, de 4 dígitos, que será solicitada quando você quiser acessar o documento.

Jordana Cury
Com informações da Folha de São Paulo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais