Cidadeverde.com

Fifa investiga segundo vídeo polêmico de zagueiro croata

Imprimir

IGOR GIELOW
MOSCOU, RÚSSIA (FOLHAPRESS)

O zagueiro croata Domagoj Vida está em apuros novamente devido a declarações dadas após a vitória de sua seleção contra Rússia, pelas quartas de final da Copa do Mundo.

A Fifa está investigando as condições em que foi gravado um vídeo no qual Vida diz "Queime, Belgrado". Em um primeiro vídeo, ele dizia "Glória à Ucrânia", e foi advertido pela Fifa, entidade que proíbe manifestações políticas durante o Mundial. Um auxiliar técnico que estava com ele acabou expulso da Copa.

Ambas são provocações vistas como graves pelos russos, embora o Kremlin tenha feito vista grossa ao caso. Belgrado é a capital da Sérvia, vizinho e arquirrival da Croácia que é o principal aliado de Moscou nos Bálcãs. A referência a "queimar" é ainda mais complicada, porque entre 1941 e 1945 a Croácia foi governada por marionetes do regime nazista, que havia ocupado a Iugoslávia, e promoveram massacres de populações sérvias.

As atrocidades reverberaram durante todos os anos de domínio sérvio da Iugoslávia, e o rancor de lado a lado explodiu na guerra da independência da Croácia, entre 1991 e 1995.

Já a referência à Ucrânia diz respeito ao estado beligerante entre Kiev e Moscou desde 2014, quando Vladimir Putin anexou a Crimeia ucraniana e incentivou movimentos separatistas pró-Rússia no leste do país. A ONU condena a ação, uma retaliação para evitar que um novo governo aderisse à União Europeia ou, pior na visão do Kremlin, à Otan (aliança militar ocidental).

No primeiro episódio, Vida se desculpou e ainda tentou dizer que a manifestação tinha a ver pelo fato de ter jogado na Ucrânia.

A Croácia enfrenta a Inglaterra nesta quarta-feira (11), a partir das 15h (de Brasília), pela semifinal da Copa do Mundo.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais