Cidadeverde.com

Hillary é cogitada para integrar governo Obama

Imprimir

Após anunciar uma reunião com o candidato republicano derrotado John McCain para segunda-feira (17), o presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama, reúne-se nesta sexta-feira (14) com a senadora por Nova York, Hillary Clinton.

Hillary foi derrotada na convenção do Partido Democrata para decidir quem seria o candidato a presidente da legenda. Segundo as redes de televisão CNN e NBC e a agência de notícias “Associated Press”, Obama considera a possibilidade dela ser nomeada secretária de Estado em seu governo, que começa em 20 de janeiro de 2009.
 

O jornal "The New York Post" informou nesta sexta-feira (14) que Hillary viajou para Chicago, embora a senadora tenha dito que iria por assuntos pessoais, e canais de televisão e agência de notícias dizem que ela se reunirá com Obama.

Durante os debates pré-eleitorais, Hillary classificou Obama como carente de experiência e ingênuo em matéria de política internacional.

A CNN informa em sua página na internet que a reunião entre Hillary e Obama é justamente para conversar sobre se ela tem interesse em ser secretária de Estado.

O porta-voz da senadora, Philippe Reines, disse que “qualquer especulação sobre o futuro governo deve ser enviada para a equipe de transição do presidente eleito”.

Na noite de segunda-feira, durante um evento em Nova York, Hillary foi questionada sobre se aceitaria um cargo no novo governo, a partir de 2009.

“Estou feliz em ser senadora por Nova York. Eu amo este estado e esta cidade”, disse. “Eu estou de olho nas coisas que preciso alcançar e fazer, mas eu quero ser uma boa parceira e quero fazer tudo que puder para que ele tenha um grande sucesso”, completou.

 Mais nomes

Além de Hillary, outros nomes foram especulados pela imprensa americana como possíveis secretários de Estado de Obama, incluindo o candidato à presidência pelos democratas em 2004, o senador John Kerry, o governador do Novo México e ex-embaixador na ONU Bill Richardson - favorito entre a comunidade latina -, além dos senadores republicanos moderados Richard Lugar e Chuck Hagel.

Segundo o jornal “Washington Post”, o nome da ex-primeira-dama foi citado porque o partido de Obama "não está extremamente satisfeito" com os nomes habitualmente citados.

Exceto Rahm Emanuel (veja infográfico abaixo), nomeado secretário geral da Casa Branca, Barack Obama ainda nomeou nenhum responsável de sua futura administração, que assumirá em 20 de janeiro.
 
Fonte: Folha Online
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: