Cidadeverde.com

Após apoio à Ucrânia, croata Vida é vaiado em campo na Rússia

Imprimir

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS)

A cada toque na bola, uma vaia. O zagueiro Domagoj Vida sentiu na pele a resposta dos russos após ser acusado de ter gravado um vídeo em homenagem à Ucrânia. Ao longo do duelo contra a Inglaterra, nesta quarta-feira (11), ele teve que lidar com vaias expressivas a cada lance.

A polêmica começou no domingo, quando a Croácia venceu a Rússia pelas quartas de final. Em um vídeo gravado logo após o jogo, Vida aparece dizendo "Slava Ukraine", expressão que quer dizer "glória à Ucrânia".

O termo é centenário, mas voltou à tona durante as manifestações de 2014, que derrubaram o presidente do país e o fez fugir para a Rússia. Era justamente com os russos que o mandatário costurava laços diplomáticos cada vez mais estreitos, o que motivou os protestos. Foi a partir de então que a frase deixou de ser um cumprimento e passou a ser um slogan por uma Ucrânia unida.

Vida atuou por muitos anos e tornou-se ídolo do Dínamo de Kiev, equipe da capital ucraniana, onde os protestos de quatro anos atrás tiveram mais força. Outro que jogou lá foi Ognjen Vukojevic, que aparece ao lado de Vida no vídeo em questão. "Esta vitória é para o Dínamo e para a Ucrânia", diz o ex-volante, que está na Copa como integrante da comissão técnica da Croácia.

Depois, ao site oficial da Federação Croata de Futebol, o zagueiro afirmou que ele e Vukojevic não tiveram a intenção de realizar um protesto político contra a Rússia.

"Sinto muito que parte da mídia interpretou dessa forma a nossa frase. É claro que não foi uma mensagem política, mas apenas um agradecimento ao apoio da Ucrânia, onde jogamos por muitos anos. Não era nossa intenção fazer um insulto. Em minha carreira eu joguei com colegas de muitos países e respeito todos eles, assim como tenho um monte de amigos na Ucrânia, na Rússia, e estou orgulhoso de todas essas amizades", afirmou o zagueiro.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais