Cidadeverde.com

"Vaidade e ego" atrapalham a integração das policiais no país, diz Fábio Abreu

Imprimir


O ex-secretário de Segurança Pública e deputado federal, Fábio Abreu, afirmou nesta segunda-feira (16) em entrevista a Rádio Cidade Verde que a "vaidade e ego" sempre atrapalhou a integração das policiais. Fábio Abreu garantiu que o  Sistema Único de Segurança Pública (Susp) vai criar um banco único e quebrar as arestas entre as instituições no país. 

"A troca de informações sempre foi um empecilho devido a vaidade e ego. Tenho informação que fica na ilha Polícia Federal, a informação de inteligência que fica na ilha Polícia Civil e tinha informação que fica na ilha Polícia Militar. Nenhuma se comunicava. Com o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) vai criar um banco único e a partir daí todos vão compartilhar as informações", disse Fábio Abreu.   

O governo federal informou que vai revogar Medida Provisória que direciona parte da arrecadação das loterias federais ao Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e editar uma nova. Fábio Abreu disse que os deputados ainda não foram informados pelo governo de onde serão tirados os recursos para o fundo. 

"Mas, já asseguraram que não será descontado do esporte e da cultura. O próximo será descontado é que ninguém sabe", ressaltou.

O ex-secretário advertiu que se o fundo for criado e não houver uma integração das policiais haverá o efeito "ilha" que é prejudicial nas investigações.
"Não vai adiantar de nada ter bilhões no fundo (previsão é arrecadar R$ 1 bilhão) se o sistema de informação continuar como uma ilha. 

Fábio Abreu informou que defende que parte do fundo seja direcionada para questão salarial da polícia. "O investimento tem que ser de viaturas e no pessoal que o estado precisa desse apoio". 

Ele disse que o problema da violência é um gargalo no país, mas apontou como problemas falta de recursos, pessoal e infraestrutura. Fábio Abreu apontou como solução imediata a compra de folga dos policiais para aumentar o efetivo nas ruas.

O ex-secretário lembrou que a operação Call Center é um exemplo de que o trabalho integrado dar bons resultados no combate aos grupos criminosos. 

Ouça a entrevista na Rádio Cidade Verde

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais