Cidadeverde.com

Ministro anuncia banda larga em 4 municípios durante visita ao Piauí

Imprimir
  • kassabpi1.jpg Lídia Brito
  • kassabpi.jpg Lídia Brito
  • kassabpi2.jpg Lídia Brito

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, anunciou durante coletiva no aeroporto de Teresina, a inclusão dos municípios de União, Barras, Miguel Alves e Alto Longá no programa "Internet para Todos". É o segundo estado a implantar oa acesso à banda larga.  

A iniciativa vai levar conectividade a localidades que ainda não têm acesso à banda larga. A internet vai ser fornecida pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado ao espaço em maio de 2017.

"Chegamos ao Piauí com  um programa que foi idealizado junto com o presidente da República e todos os demais ministérios que permitirá beneficiar 53 milhões de brasileiros ter acesso a internet ou na sua casa, ou no seu local de trabalho, ou na escola dos seus filhos, ou no  equipamento que tratam da sua saúde. É realmente algo que precisa ser exaltado. É um programa de amplitude muito grande. O programa é para todo o território nacional", destacou.

De acordo com o ministro, a expectativa é que outros municípios possam ser beneficiados.

"No Piauí começamos por União, mas será estendido a todo o Piauí. Queremos chegar em todos os municípios ", destacou.

O programa não traz custos para os municípios, segundo o ministro. 

"Essa internet é gratuita nas escolas e nos equipamentos de saúde para os professores médicos e pacientes.  Nas localidades ela tem uma tarifa muito baixa porque é um programa isento de tarifas. Vai ser  muito mais baixo que o celular comum. A implantação tem custo zero para as prefeituras", disse.

O governador Wellington Dias (PT) destacou o empenho do ministro para conseguir no Supremo Tribunal Federal (STF) a liberação do programa "Internet para Todos".

O programa foi barrado, mas o STF liberou. A ministra Cármen Lúcia derrubou a liminar que suspendia o contrato que a empresa Viasat estabeleceu com a Telebras para explorar o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). O equipamento é essencial para os programas públicos de acesso à internet.

O Piauí é o segundo estado, depois da liberação do Supremo.  

"Quero parabenizar o ministro Kassab pelo esforço que ele fez para liberar esse programa que muda vidas", disse o governador. 
Devido a proibição eleitoral, o governador não irá participar da inauguração do programa na cidade de União. 

O satélite recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Além dos convênios para acesso à banda larga, ele será usado pelo Ministério da Defesa para monitorar as fronteiras brasileiras; pelo Ministério da Educação para conectar escolas públicas à internet e pelo Ministério da Saúde para implantar banda larga em hospitais e postos de saúde.

Gilberto kassab foi recebido no aeroporto Petrônio Portella pela comitiva do governador  Wellington Dias (PT). Em seguida, ele vai para o município de União. 

Kassab fará a ativação da internet via satélite na escola municipal Gervásio Costa, no povoado Novo Nilo, município de União. O presidente do PSD do Piauí, deputado Júlio César Lima, também recepcionou o ministro. 

 

Veja agenda no ministro no Piauí:

10h pouso em Teresina - hangar do Governo
10h10 deslocamento para União
11h25 chegada Escola Municipal Gervásio Costa, localidade Novo Nilo, União
11h30  Ato de ativação de internet via satélite – com videoconferência para teste do sinal
12h00 deslocamento para Teresina
13h30 chegada em Teresina

 

Lídia Brito
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais