Cidadeverde.com

Saúde realiza 1º Encontro do Programa Vida no Trânsito no Piauí

Imprimir

A Secretaria de Estado da Saúde realiza o 1º Encontro do Programa Vida no Trânsito no Piauí, voltado para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde. O evento acontece nesta terça-feira, 31, às 8h no auditório da APPM.
 
O Vida no Trânsito é uma iniciativa brasileira, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020. Tem como foco das ações a intervenção em dois fatores de risco priorizados no Brasil: dirigir após o consumo de bebida alcoólica  e velocidade excessiva e/ou inadequada, além de outros fatores ou grupos de vítimas identificados localmente a partir das análises dos dados, notadamente acidentes de transporte terrestre envolvendo motociclistas.

O objetivo do encontro é divulgar as ações do Programa, que age a nível nacional, para iniciar o trabalho e descentralizar as ações para além da capital.

Nesse primeiro momento queremos dar visibilidade ao Vida no Trânsito no Piauí, mas para isso foram selecionados mais dois municípios de referência, Piripiri e Campo Maior”, esses municípios já vêm desenvolvendo por inciativa própria, ações para redução do número de acidentes de trânsito, como explica Amélia Costa, coordenadora de epidemiologia. 

O encontro pretende reunir representantes de todas as secretarias municipais de saúde, técnicos, instituições parceiras que desenvolvem ações relativas ao trânsito e rede de urgência e emergência. As discussões contarão com a presença de representante da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).
 
No evento será organizado a estrutura de integração de instituições para ser estabelecido metas de redução de acidentes. “Um dos nossos principais objetivos é organizar o fluxo de dados e informações, para termos mais uniformidade nas ações. Queremos organizar o banco de dados, estabelecendo um sistema em que todos os parceiros fontes de informação alimentem um mesmo sistema”, diz a coordenadora.

 

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais