Cidadeverde.com

Escolas da rede estadual iniciam segundo semestre letivo

Imprimir

Reencontros, abraços, risadas e até música.  Esse foi o clima desta quarta-feira , 01 de agosto,  quando as escolas da rede estadual iniciaram o segundo semestre letivo.

Apesar de muitos pais, responsáveis e alunos estarem curiosos sobre como será a recuperação dos dias parados, as direções, supervisões e conselhos escolares foram orientados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) a reorganizar seus calendários de forma a garantir o cumprimento  dos 200 dias letivos, como é assegurado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Em Teresina, na zona sudeste, no Ceti Didácio Silva, localizado no bairro Dirceu II, todos os 26 professores voltaram às atividades. “Na nossa escola retornamos com o quadro de docentes completo. Neste semestre, são muitos os projetos para desenvolver, por isso não dá para perder tempo”, explica o diretor, Alberto Machado. Os 525 alunos do Ceti também foram recebidos de uma forma especial com bombons e frases de motivação, assim como no Ceti Raldir Bastos, também na zona sudeste da capital, no Renascença II.

No Liceu Piauiense, as aulas também retornaram normalmente e o diretor, professor Edvaldo Lima, acredita que o ano letivo não será prejudicado. “Nós estamos confiantes porque a maioria dos professores já retornaram ontem , ainda na reunião de planejamento curricular. E vamos, sim, cumprir a carga horária exigida , sem prejuízo para os alunos”.

No município de União, na Unidade Escolar Marcos Parente, os alunos foram recebidos com uma banda de forró no pátio. Ainda no norte do estado, em José de Freitas, no Centro de Educação em Tempo Integral (Ceti) Antônio Freitas as salas de aula estão cheias.  No sul do estado, na cidade de Monsenhor Hipólito, o Ceti José Alves Bezerra também retornou às atividades logo cedo.

 “Reiteramos que a paralisação dos professores não ocasionará prejuízo quanto ao cumprimento do calendário escolar 2018 e que o término do ano letivo está condicionado ao cumprimento dos 200 dias letivos”, afirma o secretário de Estado da Educação, Hélder Jacobina.

Os Centros de Educação de Jovens e Adultos que ofertam o Ensino Fundamental menor, etapas I à III estão funcionando em sua totalidade. Com relação à preocupação dos alunos do 3ª ano do ensino médio com o Enem, o secretário lembra que o Pré-Enem Seduc não deixou de acontecer, mesmo com a paralisação parcial dos professores. “A maioria dos estudantes que estão se preparando para o Enem 2018, tiveram o acompanhamento dos professores do Pré-Enem Seduc , que estão sempre à disposição, seja nas revisões, por meio do aplicativo ou nas aulas que acontecem aos sábados, por meio do Canal Educação. Continuamos monitorando as escolas, esperamos que todos os professores voltem às salas de aula e estamos confiantes que essa paralisação não acarretará nenhum prejuízo para estudantes.”, finaliza.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais