Cidadeverde.com

HUT registra aumento de 10% no atendimento a acidentes com motos

Imprimir

O setor de estatística do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) registrou um aumento de 10% no atendimento de vítimas de acidentes com motocicleta durante os meses de junho e julho deste ano, se comparado com mesmo período do ano passado. Com relação ao atendimento geral o aumento foi de 10,5%. De acordo com Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT, esse aumento da demanda ocorreu, principalmente, por conta do aumento do número de vítimas de trauma que necessitaram de um atendimento de urgência de alta complexidade.

Para o diretor esses dados significam que os acidentes de trânsito estão deixando suas vítimas cada vez mais graves. “Como o HUT é referência para o atendimento de urgência e emergência de alta complexidade para todo norte nordeste do país, as vítimas de trauma acabam sendo direcionadas para nosso Hospital. Temos equipes especializadas no trauma de plantão 24 horas por dia. Ao dar entrada no HUT essas vítimas recebem toda assistência necessária no menor tempo possível”, explicou Gilberto Albuquerque.

João Gabriel, de 21 anos, é mais uma vítima de acidente com motocicleta que deu entrada nesse último final de semana no HUT. Vindo da cidade de Agricolândia, interior do Piauí, João chegou com várias escoriações pelo corpo e uma fratura na perna esquerda. No momento do acidente João relatou que estava sem capacete e que por conta disso seu rosto ficou com muitos hematomas. “Agora vou ter mais cuidado. A gente pensa que nunca vai acontecer. Meu acidente foi apenas falta de atenção. Por um descuido me desequilibrei e cai com a moto”, explicou João.

Somente em 2018 o HUT atendeu 32.205 pessoas. No mesmo período do ano passado foram 29.144, ou seja, um aumento de 10,5%. Com relação ao atendimento às vítimas de acidente de trânsito nos meses de junho e julho de 2017 o HUT atendeu 1.793 pessoas. No mesmo período deste ano foram atendidas 1.977 vítimas.

“Esses números revelam um aumento 10% no atendimento de vítimas de acidentes de trânsito, sobretudo motocicleta. Esse dado é preocupante, pois nos mostra que as vítimas de acidentes de trânsito estão necessitando mais de um atendimento especializado e de alta complexidade. A maior parte desses pacientes chega com risco iminente de morte. Para atender essa demanda mantemos uma equipe multiprofissionaI especialmente preparada para prestar assistência em caso de grandes tragédias. O HUT é o único hospital público de urgência que possui esse perfil”, relatou o diretor. 


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais