Cidadeverde.com

FMS atinge 83,62% da meta de Vacinação contra Raiva

Imprimir

A Fundação Municipal Saúde comemora o resultado de 83,62% da Campanha de Vacinação contra Raiva realizada no último sábado (15) na capital. A abertura da campanha aconteceu na praça Marquês de Paranaguá, às 9 horas. A meta era vacinar 89.729 cães e 30.516 gatos na zona urbana de Teresina. Para tanto a FMS espalhou 332 postos de vacinação por toda a cidade e contou com a colaboração de 1.280 profissionais entre coordenadores, supervisores, agentes de endemias e motoristas.

A partir de hoje (17), os esforços dessas equipes estão voltados para a realização da Campanha na zona rural de Teresina. A meta é vacina 12.811 cães e 6.398 gatos. No dia 22 de novembro a campanha será realizada na zona rural sul e no dia 29, nas zonas rurais norte, sudeste e leste.

O presidente da FMS, João Orlando Ribeiro Gonçalves, explicou que quem não levou seu cão ou gato para ser vacinado no dia D da campanha pode levá-lo ao Centro de Controle de Zoonoses. "No Centro de Zoonoses funciona um posto de vacinação permanente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, nos turnos manhã e tarde".

Teresina não notifica casos de Raiva Humana há 20 anos e para manter esse resultado precisamos continuar atingindo a meta nas campanhas. "A população tem respondido bem aos nossos apelos. Todos são conscientes dos riscos da Raiva ao ser humano. A Raiva é uma doença letal causada por um vírus que é transmitido pela saliva de animais doentes", enfatizou o presidente. "O vírus é transmitido através de mordida, arranhão ou lambedura em pele ferida pelo animal doente. Quando o vírus chega ao cérebro causa lesões que leva a morte".
 
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: