Cidadeverde.com

Agricultores do sertão aproveitam água para cultivar horta orgânica

Imprimir

No sertão do Piauí, agricultores da cidade de Caracol, a mais de 600 km de Teresina,  estão aproveitando sistema de abastecimento implementado pela Funasa (Fundação Nacional de Saúde) para fazer o plantio de hortas orgânicas. Em Caracol foram 3 milhões e 400 mil pela Funasa, 19 sistemas de abastecimento de água. Só na comunidade Travessão, por exemplo, são 72 casas beneficiadas.

A revolução no aproveitamento da água, que também é pra consumo humano, veio por iniciativa dos próprios moradores da comunidade Alto dos Prisilinos.  Segundo o ex-presidente nacional da Fundação, o piauiense Henrique Pires, a ideia dos agricultores da localidade é pioneira e demonstra que uma ação pontual pode trazer mudanças significativas para as comunidades rurais do sertão.

"Eles aproveitaram um benefício que tinha um foco específico e o ampliaram. Isso é muito importante e deve ser louvado, deve ser copiado porque é o sertão e a Funasa,durante minha gestão,realizou inúmeras obras, como esta que foi feita em Caracol, em várias outras cidades do Piauí",explica.

O plantio da horta do Alto dos Prisilinos é totalmente orgânico. Não houve compra de sementes selecionadas, eles usaram sementes dos alimentos que compraram da feira local. Tem cheiro-verde, limão, banana, cana, tomate, alface e pimentão. A produção está tão boa que eles vão começar a vender, já existem alguns produtores interessados em comprar deles para vender em outras localidades.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais