Cidadeverde.com

Sistema partidário brasileiro está 'falido', diz Tarso Genro

Imprimir

O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou, nesta terça-feira (18), que o sistema partidário brasileiro está “falido”, uma vez que não há, segundo ele, correspondência entre a ideologia defendida pelos partidos brasileiros e a atuação de seus parlamentares na sociedade. “Se você pegar os programas partidários, vai ver que pelo menos 70% deles são social-democratas”, avaliou Genro, ponderando que a atuação dessas lideranças não segue essa linha.

Tarso Genro participou, na manhã desta terça, do Seminário Desenvolvimento e Constituição 2008-2028, promovido pela Confederação Nacional da Indústria.
 

Segundo ele, é preciso que o país faça uma reforma política que “viabilize maior formação unitária no país” e que diminua a “diferença entre os poderes do país que existe hoje”. “Temos um Executivo muito forte, porque a produção normativa do Congresso é demasiadamente lenta”, disse ele.

Além das modificações no campo político, Genro defendeu as reformas trabalhistas, tributária e previdenciária. “Temos que mexer pontualmente na Constituição e isso vai acontecer”, afirmou. Segundo ele, é preciso fazer reformas mínimas, em, pelo menos, “quatro ou cinco pontos”.

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, que também participou do evento, disse, por sua vez, que o “pontapé” para a reforma política tem que ser dado pelo Executivo. “E não me refiro apenas ao presidente [da República] não”, ressaltou.
 
Fonte: G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: