Cidadeverde.com

Vigilância Epidemiológica descarta surto de meningite em Pio IX

Imprimir

“Não existe epidemia ou surto da doença meningite no município de Pio IX”. É o que garante o secretário municipal da Saúde de Pio IX, Luís Pereira. Nesta semana, a Prefeitura de Pio IX, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a Vigilância Epidemiológica de Saúde do Estado do Piauí, informaram à população piononense que todos podem ficar tranquilos sobre os boatos disseminados nas redes sociais sobre epidemia ou surto de meningite no município.

O secretário municipal de Saúde, Luís Pereira, esclarece o assunto. Em três anos, apenas dois casos da doença foram notificados em Pio IX e eles não estão correlacionados.

“Se buscarmos qualquer informação sobre casos de meningite em Pio IX, de 2015 para cá, temos registrado apenas dois casos. O primeiro já foi submetido ao tratamento adequado e está curado da doença. Já o segundo caso, registrado recentemente, está em fase de tratamento, em Teresina. O fato de terem acontecido em épocas bem diferentes confirma que um não têm ligação com o outro; são casos isolados. Não há outros registros recentes de meningite no município, como estão espalhando pelas redes sociais em forma de fake news”, diz.

De acordo com o Luís Pereira, por regra, todos os casos de meningite são notificados ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação, uma ferramenta do Ministério da Saúde, órgão do Governo Federal.

O secretário afirma que a equipe da Secretaria de Saúde está sempre vigilante, realizando ações e buscando soluções para qualquer situação que apresente semelhança aos sintomas da meningite. “Assim, podemos avaliar os casos e, também, trabalhar para conscientizar todos sobre a atenção aos sintomas”, acrescenta.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), Maria Amélia, afirma que a população de Pio IX deve se tranquilizar a respeito dos casos notificados, mas que a atenção e cuidado com a doença são importantes.

“Não precisa pânico, pois a Secretaria de Saúde tem acompanhado todo o Estado do Piauí e temos reduzido o número de casos. Em Pio IX, não há epidemias. A população pode ficar tranquila”, observa.

A coordenadora ressalta, ainda, que a meningite é uma doença que ocorre todo ano, no Brasil inteiro. "Devemos nos preocupar e ficar em alerta aos sinais e sintomas, como, por exemplo, febre, possível mancha no corpo, rigidez de nunca, as infecções de garganta, pois, se tiverem esses sintomas, geralmente devem procurar o posto de saúde mais próximo para identificar a causa. No caso de meningite, há vários agentes causadores e é preciso identificá-los”, explica Maria Amélia.

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Pio IX