Cidadeverde.com

Piauí é segundo Estado com menos delegados no país, diz Folha

Imprimir
O jornal Folha de São Paulo publicou na edição da última terça-feira (18) o ranking dos Estados com menos delegados no país. De acordo com o periódico, o Piauí é o segundo da lista negativa, perdendo apenas para o Ceará. O déficit seria de 58%. Motivado, ou não, pela divulgação do ranking, o Estado já sinaliza para um novo concurso para delegados em 2009. As informações foram dadas nesta quarta-feira (19) pelo secretário estadual de Segurança, Robert Rios Magalhães.
 
De acordo com o ranking da Folha, o Ceará conta hoje com 231 delegados, quando o ideal para o número de municípios e a população do Estado seriam 762. O déficit é de 531, cerca de 70%. O Piauí vem logo em seguida com 120 delegados, para o número ideal de 286. Faltam então 166 profissionais, um déficit de 58%. No Brasil, só Sergipe e Distrito Federal obedecem o número fixado pelas leis estaduais. O país deveria ter 15.475 delegados, mas só conta com 11.304.
 
 
O secretário Robert Rios concorda em parte com os números. Fazendo as contas rapidamente, ele crê que o ideal para o Piauí seriam 300 delegados para cobrir os 224 municípios, mas que o número de profissionais trabalhando nos distritos policiais já deve superar os 120 mencionados pela reportagem.
 
Robert informou ao Cidadeverde.com que conversou na manhã de hoje com o governador Wellington Dias, e ele determinou que os municípios com mais de 20 mil habitantes obrigatoriamente terão de contar com delegados concursados em 2009. Isso demanda a realização de um novo concurso para a área. "O número de vagas nós ainda iremos estudar, mas essa é uma determinação do governador e é pensando nisso que nós vamos trabalhar", declarou Rios.
 
O secretário reconheceu o problema, mas frisou o trabalho que vem sendo feito na gestão de Wellington Dias desde 2003. "Havia um caos. Quase totalidade das delegacias eram comandadas por policiais militares. Muitos deles não tinham curso superior. E não adiantava fazer concurso porque a remuneração era baixíssima. O governador teve a preocupação de tirar o delegado dessa situação de indigência", acrescentou Robert Rios.
 
Outro ponto levantado é que existem pequenos municípios do Piauí que passam o ano inteiro sem um inquérito. Nesses casos, a secretaria planeja colocar o delegado concursado do município mais próximo para comandar as investigações com o auxílio da polícia militar.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: