Cidadeverde.com

Doutor, por que não consigo emagrecer? Pergunta comum nos consultórios

Imprimir

Fotos: Ronaldo Carvalho

Essa é a pergunta mais comum nos consultórios. Mas por que muitas vezes só fechar a boca, reduzir a alimentação, não é suficiente? 
“Para perder peso, atitudes precisam ser transformadas em hábitos: alimentação saudável, atividade física e paciência. Mas se ainda assim, você não consegue resultado na balança, algo pode estar errado. O ideal é sempre ter um acompanhamento médico nesse processo”, alerta o Endocrinologista e Médico do Esporte, Dr. Júlio Sampaio. A Medicina Esportiva tem ajudado a praticantes de exercício regular, esportistas amadores e profissionais, além de sedentários que desejam iniciar uma atividade física, gente que busca controlar o peso, também quem procura suplementos esportivos, além de qualidade de vida. 

Endocrinologista e Médico do Esporte, Dr. Júlio Sampaio


Outra pergunta frequente nos consultórios é sobre o uso de medicamentos para o auxílio na perda de peso. Sobre essa questão, o Médico do Esporte explica que é preciso analisar as especificidades de cada paciente. “Se o plano alimentar e a atividade física estão corretos e ainda assim há a dificuldade de perda e se o excesso pode levar a obesidade e outros problemas como diabetes, a medicação pode ser indicada como parte do tratamento”. As questões hormonais também precisam ser avaliadas. “Em mulheres, problemas como cansaço, TPM, ciclos menstruais irregulares, depressão, ansiedade são todos sintomas possíveis de um desequilíbrio hormonal que podem dificultar a perda de peso”, explica Dr. Júlio. 

Outro importante alerta do médico é em relação à qualidade do plano alimentar e da atividade física. “Mesmo comidas saudáveis precisam ser ingeridas com moderação. O corpo não pode lidar com uma grande quantidade de alimentos de uma só vez. Além disso, você pode estar se exercitando demais, ou precisa mudar a rotina física um pouco e dar ao corpo ‘um choque’ (já que ele pode se acostumar com uma rotina de exercícios, fazendo com que ela perca um pouco de sua força). Procurar especialistas nessas áreas também é fundamental”, disse Júlio Sampaio. Segundo a Medicina Esportiva, para perder peso, dormir e descansar também ajudam o organismo a desempenhar melhor suas funções. E um recado importante: “fazer dieta não pode ser um modo de vida. Em vez de conscientes de seu peso, as pessoas deveriam ser conscientes de sua saúde por que naturalmente uma coisa leva a outra”, finaliza Dr. Júlio Sampaio.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais