Cidadeverde.com

No Piauí, ministro aprova moção de repúdio a delegado do Pará

Imprimir
O ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, aprovou hoje (20) com aval da Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo uma moção de repúdio contra o ex-superintendente Regional do Trabalho do Pará, Fernando Coimbra.
 
As entidades, reunidas em Teresina, no Piauí, protestam pela possibilidade de retorno do delegado a Superintendência do Pará. Ele saiu do cargo para disputar as eleições, mas foi derrotado e há pressão para que ele volte a Superintendência. A moção de repúdio foi proposta por Suêco Cecília Uski, representante do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho. O documento será entregue ao ministro do Trabalho, Carlos Lupi. 
 
“Durante fiscalização do trabalho realizada pelo grupo móvel na fazenda Pagrisa, Fernando Coimbra interferiu diretamente na fiscalização, inclusive nos autos lavrados e não desejamos a volta dessa pessoa que prejudica o combate ao trabalho escravo”, disse Suêco Cecília Uski, que foi apoiada pelo ministro Paulo Vanucchi, que presidia a reunião.
 
Participava da reunião, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), além de representantes a OIT, Ministério do Trabalho, do Meio Ambiente, Confederação Nacional da Agricultura, Comissão Pastoral da Terra e Ministério da Previdência.
 
Foi apresentado o plano nacional de erradicação do trabalho escravo e de adotar ações para estreitar laços com o empresariado para combater o crime. Os estados com maiores índices de recrutamento de mão de obra são Pará, Maranhão e Piauí.
 
REGISTRO
No Piauí, o ministro também lançou a campanha pela erradicação do sub-registro civil de nascimento. Segundo ele, 409 mil brasileiros não têm documento de identificação até um ano de idade. 
 
Da Redação
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: