Cidadeverde.com

Sete de Setembro: 8 mil pessoas irão desfilar na Marechal Castelo Branco

Imprimir

Foto: Arquivo 2017/ Cidadeverde.com

Em Teresina, o tradicional desfile da Independência do Brasil, dia 7 de Setembro, que acontecerá na Avenida Marechal Castelo Branco, zona Norte, terá a participação de 56 instituições. O desfile acontecerá a partir das 7h30, iniciando embaixo da Ponte Juscelino Kubitschek e terminando na Ponte Estaiada. Este ano é comemorado o 196º aniversário da Proclamação da Independência do país.

O coronel Sá Júnior, da Polícia Miliar, informou que aproximadamente 8 mil pessoas participarão desfilando e que a expectativa de público é de 40 a 50 mil pessoas. O governador Wellington Dias (PT) não comparecerá ao desfile e será representado pelo secretário de Planejamento, Antônio Neto. A assessoria do prefeito Firmino Filho (PSDB) não confirmou se ele irá ao evento.

De acordo com a PM, o desfile está subdividido em seis grupamentos. Maçonaria, Pelotões Mirins, Ecoterapia, escolas públicas municipais, estaduais e particulares são algumas das instituições que irão participar. Já o desfile militar terá efetivos do Exército Brasileiro, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar e será fechado com a passagem de efetivos e viaturas do Exército, PM, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil (PC), Superintendência Municipal de Trasnportes e Trânsito (Strans) e grupamentos do Esquadrão Independente de Polícia Montada. 

Serão disponibilizadas arquibancadas para 5 mil pessoas, um palanque oficial e duas tendas com acessibilidade. O plano de evacuação está a cargo do Hospital da Polícia Militar, bem como o plano de incêndios a cargo do Corpo de Bombeiros. A segurança será feita na área do palanque pelo Gabinete Militar do Palácio de Karnak e em todo restante da área pela Polícia Militar, que está disponibilizando 200 policiais para o evento. No desfile, serão cerca de 300 policiais militares efetivos.

Foto: Arquivo 2017/ Cidadeverde.com

A Prefeitura informou que este ano as escolas municipais de Teresina serão representadas pelo Projeto Banda Escola, com cerca de 400 alunos, de nove unidades de ensino da Rede Municipal, que desfilarão tocando instrumentos musicais que participam do projeto.

Trânsito

Toda a parte de trânsito ficou a cargo da STRANS e CIPTRAN onde está prevista a interdição das ruas a partir das 6h, a partir da curva do Centro de Aperfeiçoamento (Cefap) até a Ponte Estaiada, nos dois sentidos.
 
Estarão trabalhando na operação agentes de trânsito da Strans, PM, Companhia Independente de Patrulhamento de Trânsito (Ciptran) e PRF. A ação tem como objetivo trazer mais segurança às pessoas que irão participar do desfile.
  
O diretor de Operação e Fiscalização da Strans, Jaime Oliveira reforça que é importante que as pessoas evitem ir de carro, pois será difícil encontrar estacionamento. “As pessoas devem fazer a opção de ir de táxi ou de ônibus para evitar uma grande quantidade de veículos no local”, finalizou.

Linhas de ônibus
 
Somente durante essa sexta-feira, o trajeto das linhas de ônibus que circulam pela Marechal Castelo Branco será alterado. 

Os ônibus que fazem a linha 302 (Mocambinho/Assembleia), no sentido (Bairro/Centro), vão dobrar na Rua Jacob de Almendra e em seguida irão pelas Ruas Nina Rodrigues, Avenidas Pinel e Frei Serafim. Já no sentido Centro-bairro, os ônibus virão pela Avenida Pinel, Nina Rodrigues, Francisco Mendes e seguirão pela Marechal. Além disso, todos os ônibus que vêm dos bairros com destino ao Shopping Rio Poty não passarão pela Rua do contorno do shopping, mas virão pelas Avenida Pinel, Ruas Nina Rodrigues, Jacob de Almendra e seguem pelas Avenidas Miguel Rosa e Frei Serafim.
 
“Estamos alertando que as pessoas que forem para o Shopping Rio Poty devem embarcar e desembarcar dos ônibus na esquina da Rua Juliano Moreira com Avenida Pinel, mas essa mudança da parada irá acontecer somente no horário das 6h ao meio dia, após este horário a circulação voltará a ser normalizada”, o Gerente de Planejamento da Strans, Denilson Guerra.

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais