Cidadeverde.com

Assistência obstétrica e parto seguro são temas de palestra no Simepi

Imprimir

Maternidades sucateadas, atendimento comprometido por falta de estrutura nas unidades de saúde, números alarmantes de óbitos de gestantes e de bebês. Problemas graves que atingem a saúde do Estado e que serão tema do “I Fórum sobre a situação atual da Assistência Obstétrica no Piauí. Falando sobre parto seguro”.

O evento é aberto ao público e será realizado nesta terça-feira, dia 11, às 19h, no auditório do Sindicato dos Médicos do Estado Piauí e terá como palestrante o Chefe da Clínica Obstétrica da Universidade Federal do Piauí, Dr. José Arimatea dos Santos Júnior.
 
O médico afirma que está preocupado com as condições de assistência à mulher nas maternidades públicas do estado e que garantir um parto seguro está cada vez mais difícil. “É muito crítica a situação atual da assistência obstétrica no Piauí. Muito se fala em parto humanizado e principalmente a respeito do que chamam de violência obstétrica. Mas esses termos têm sido muito usados com cunho político e com interesse centrado em algumas classes. É preciso levar o assunto a sério, fazer investimentos reais e promover políticas de melhorias no setor”, adverte.

Na palestra, Dr. José Arimatea dos Santos Junior vai apesentar, através de dados, a situação das maternidades no interior, na rede municipal em Teresina e, principalmente, da Maternidade Dona Evangelina Rosa, que tem sido alvo de muitas críticas e até de ações do Ministério Público Estadual e do Conselho Regional de Medicina (CRM-PI), que chegou a decretar um indicativo de interdição ética na unidade de saúde.

As vagas são limitadas, mas as inscrições são gratuitas. Podem ser feitas na sede do SIMEPI, localizada na Rua Vereador Luis de Vasconcelos, 550 - São Cristóvão ou pelos números (86) 3221-5624 / 99982-2784 / 99994-2879.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais