Cidadeverde.com

João Amoêdo quer aumentar tempo de contribuição para aposentadoria

Imprimir

Foto: Divulgação/Novo

O candidato do Partido Novo à Presidência da República, João Amoêdo, defendeu nesta sexta-feira (14) que é preciso fazer a reforma da Previdência. "Necessariamente aumentar o tempo de contribuição. As pessoas vão ter que se aposentar com idade maior, até porque a expectativa de vida subiu".

"Pra gente manter benefícios como saúde, educação, é fundamental fazer a reforma da Previdência", completou. O candidato não detalhou em quanto pretende aumentar o tempo de contribuição.

Atualmente, a aposentadoria é concedida ao trabalhador que comprovar 35 anos de contribuição, se for homem, ou 30 anos de contribuição, se for mulher, conforme o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Para a concessão integral do benefício, não há idade mínima. Além dos anos de contribuição, conforme o parágrafo acima, o trabalhador precisa que a soma da idade e do tempo de contribuição seja de pelo menos 85 para mulheres e 95 para homens.

O candidato afirmou que "as contas públicas estão totalmente desequilibradas e isso impede que a gente traga mais empreendedores que gerem emprego pro Brasil".

Como parte da sua agenda de campanha, o presidenciável se reuniu com simpatizantes do partido em Florianópolis. Ele deu a declaração em um restaurante na Lagoa da Conceição, onde participou de um almoço e fez palestra.

O candidato também defendeu o uso da tecnologia para melhorar o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS): "Nós poderíamos, por exemplo, já deveríamos ter telemedicina funcionando, prontuário eletrônico, porque isso facilitaria muito o processo. Marcação de exames através de SMS".

"Algo que tem funcionado bem em alguns modelos no SUS é justamente a utilização de algumas organizações sociais de saúde, que têm feito uma gestão muito mais eficiente do que, às vezes, a gestão pública", afirmou o candidato.

Depois do almoço em Florianópolis, o candidato seguiu para Criciúma, no Sul do estado, onde vai se encontrar à noite com lideranças da região.

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais