Cidadeverde.com

Juízes alegam falta de segurança e pedem Exército para mais 24 cidades; PM anuncia 6 mil homens

Imprimir
  • tre5.jpg Catarina Malheiros
  • tre4.jpg Catarina Malheiros
  • tre3.jpg Catarina Malheiros
  • tre2.jpg Catarina Malheiros
  • tre1.jpg Catarina Malheiros

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, revelou que o Piauí solicitou tropas federais para mais 24 municipios. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já autorizou a presença do Exército em 114, mas houve o incremento de mais 24. Nesta segunda-feira (17), representantes da justiça eleitoral se reuniram com a cúpula da segurança no Estado para defirnir um plano de ação para a véspera e o dia da eleição. Em Teresina, um Centro de Comando e Controle será instalado na Secretária de Segurança Pública do Estado (SSP-PI).

O coronel Rubens Pereira, comandante da SSP-PI, adianta que a operação contará com mais de 5.400 PMs, 500 policiais civis, além de bombeiros nos locais de votação. O Piauí é o estado com maior número de requisições aprovadas para o envio de tropas federais. Segundo o presidente do TRE, os novos pedidos foram solicitação dos juízes devido a falta de policiais do interior. Parte da equipe será deslocada do Ceará e de Pernambuco. 

No próximo dia 01, o general Cunha Matos, comandante das tropas do Exército no Piauí e Ceará, estará em Teresina para apresentar o plano que ainda está sendo finalizado pelo comando do 25º Batalhão de Caçadores (BC).

"Alguns números ainda precisam ser ratificados ou retificados, como quantos municípios do Piauí, realmente, vão precisar desse apoio, dessa segurança, as zonas eleitorais,  para queconfirmando esses dados, possamos finalizar o nosso planejamento", disse o coronel Nixon Frota, comandante do 25º BC.

Participaram da reunião no plenário do TRE, o coronel Nixon Frota, do Exército; o secretário de segurança, Rubens Pereira; o delegado da Polícia Federal, Marcelo Alexandre; o comandante da PM, coronel Lindomar Castilho; o delegado Emir Maia, da delegacia geral, além da PRF e guardas municipais e do procurador-eleitoral, Patrício Noé da Fonseca.

 

Flash Yala Sena
Redação Hérlon Moraes e Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais