Cidadeverde.com

Ligações para o Disque Eleições têm queda no Piauí

Imprimir

O coordenador do Disque Eleições no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, José Filho, afirma que o número de ligações para o Disque Eleições têm registrado queda  nos últimos pleitos. Segundo ele, a baixa procura se deve ao maior número de plataformas que o eleitor tem acesso para conseguir informações sobre o processo eleitoral.

“O número de demanda do Disque Eleições tem ano diminuído. No entanto, não significa dizer que há desinteresse dos eleitores, dos partidos e candidatos no processo eleitoral. Na verdade, com o avanço tecnológico verificasse que houve uma migração. O eleitor deixou de demandar a Justiça Eleitoral por meio de telefone e procura informações direto no site do TRE-PI”. 

No período de 20 de julho a 18 de setembro de 2018, o programa recebeu 250 ligações. Deste total, 95,20% foram de pessoas em busca de informações. O número de denúncias foi de apenas 3,60% e as reclamações ficaram em 1,20%.

As ligações foram efetuadas principalmente por eleitores, que correspondem a 56%. Os demais públicos são compostos dos próprios funcionários do tribunal, jornalistas, juízes, advogados, candidatos e representantes de partidos políticos. 

Entre os temas mais abordados nas ligações estão prestação de contas, local de votação, inscrição eleitoral. O maior número de ligações diz respeito a dúvidas sobre propaganda eleitoral. 

De acordo com José Filho, a mudança de perfil do eleitorado é vista como positiva pela Justiça Eleitoral. “O acesso via internet é mundial, é muito mais rápido e fácil. A informação por telefone demanda maior tempo e cuidado. No site tem uma gama de  informações e ele pode filtrar o que o interessa. Vemos como positivo”, disse.

Lídia Brito
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais