Cidadeverde.com

Irmão e "braço armado" de Correia Lima sairá da prisão em breve

Imprimir
Preso desde 2003 acusado de participar do crime organizado no Piauí, José Correia Braga Neto, o Zé Correia, será posto em liberdade. A notícia surgiu nesta segunda-feira (24), com base em decisão do Superior Tribunal de Justiça - STJ. Zé Correia é irmão do então coronel José Viriato Correia Lima, acusado de comandar uma série de crimes no Estado nos anos 90.
 
Zé Correia ficou os últimos anos no presídio de Vereda Grande, em Floriano, região sul do Estado. Ao lado de Francisco Domingos de Sousa, o Domingão, ele é considerado o "braço armado" de Correia Lima, por ser acusado de executar crims de pistolagem, agressões, cobranças e até ocultação e destruição de cadáver. Na época, Zé Correia era soldado da PM.
 
A prescrição do prazo no crime de destruição de cadáver foi um dos motivos que acabou levando a sua soltura. O crime pelo qual Zé Correia estava preso ocorreu em 1988, e os advogados alegaram que a denúncia foi oferecida somente 14 anos depois, esgotado o prazo para que o Estado exerca seu dever de punir o infrator. O argumento foi acolhido pelo relator, o ministro Jorge Mussi.
 
Além disso, o relator votou também por relaxar a prisão "pela suposta prática do delito de foração de quadrilha, expedindo-se o competente alvará de soltura, se por outro motivo não estiver preso". A decisão anulou o que já havia sido acordado no Tribunal de Justiça do Piauí, que na semana  passada havia negado liberdade a Zé Correia.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: